Em Manaus, Republicanos sai de David Almeida e volta para Roberto Cidade: ‘Futuro prefeito’

Eleições em Manaus: David Almeida é deixado de lado por Silas Câmara, que agora é aliado de Roberto Cidade (Composição: Paulo Dutra/Cenarium)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – O Partido Republicanos saiu da base do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pré-candidato à reeleição, e retornou ao arco de aliança do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (União Brasil), pré-candidato a prefeito da capital, cinco dias após ajudar David Almeida na aprovação de um ajuste no empréstimo de R$ 580 milhões ao município.  

No sábado, 27, o presidente estadual do Republicanos no Amazonas, deputado federal Silas Câmara, apontou uma relação de “irmandade” com Roberto Cidade e o colocou na perspectiva de novo prefeito de Manaus.

PUBLICIDADE

A declaração ocorreu durante a inauguração das obras do Governo do Amazonas no município de Borba (a 218 quilômetros da capital). Silas é irmão de Jônatas Câmara, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Amazonas (IEADAM).  

“Futuro prefeito de Manaus, meu irmão, meu amigo, Roberto Cidade”, afirmou Silas Câmara ao apontar e abraçar Roberto Cidade.

No mesmo evento, o presidente do Republicanos se volta ao governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), faz elogios a ele e diz que Lima é “presidente de honra” do Republicanos.

“É aquele que é nosso maior governador da História do Amazonas e o ‘presidente de honra’ do Republicanos no Amazonas, nosso governador Wilson Lima”, completa Silas.

História

Historicamente, Silas Câmara sempre caminhou na base governista no Amazonas nos partidos que comandava. Nas administrações estaduais, ele foi aliado de Amazonino Mendes (1939-2023), de Eduardo Braga (MDB), de Omar Aziz (PSD) e, agora, de Wilson Lima.

Os partidos liderados por Silas, na capital, também possuem histórico de caminhar na base na Câmara Municipal de Manaus (CMM). Com David Almeida, o apoio vem sendo relativizado, de acordo com as votações, como foi no caso da aprovação do ajuste do empréstimo da Prefeitura de Manaus.

Na primeira votação de abril, os três vereadores aliados de Silas votaram contrário, e na segunda votação, em 22 de abril, dois deles foram favoráveis ajudando David Almeida na negociação.  

Votaram favoráveis ao prefeito de Manaus, os vereadores do Republicanos João Carlos e Márcio Tavares. Já o vereador Daniel Vasconcelos manteve voto contrário ao prefeito.

Congresso

No Congresso Nacional, o Republicanos possui 41 deputados e quatro senadores que posicionam como “independentes” em relação ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A legenda não teve interesse em participar da base e disputar o comando de ministérios.

Em 2022, o Republicanos fez parte da coligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado no pleito. Atualmente, o partido também se afastou da linha de oposição e evita votar ao lado de legendas alinhadas ao bolsonarismo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.