Em Manaus, Zona Norte recebe ações de cidadania do programa ‘Governo Presente’

Um dos serviços mais procurados é a emissão da 1ª e 2ª via do RG (Lucas Silva/Secom)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Por conta da pandemia de Covid-19, milhares de serviços do governo estadual deixaram de ser oferecidos para a população, o que sobrecarregou milhares de órgãos. Neste sábado, 2, o Governo do Amazonas promoveu mais uma edição do programa ‘Governo Presente’, que oferta serviços gratuitos nas áreas de cidadania, saúde, fomento e segurança pública. A jornada de atendimentos governamentais ocorre a cada 15 dias em uma região da cidade.

Nesta edição, os atendimentos ocorreram na Escola Estadual Frei Mario Monacelli, localizada no Conjunto Alfredo Nascimento, Zona Norte de Manaus. O programa contempla atividades antes realizadas pelos programas “Muda Manaus” e “Amazonas Presente” em bairros da capital e no interior, aproximando o Governo do Estado à população.

“Hoje, estamos representando aqui o nosso governador Wilson Lima e veio todo o time de secretariado trazendo serviços para a comunidade. Essa é a segunda edição do ‘Governo Presente’, trazendo cidadania para muita gente que há anos não consegue tirar uma carteira de identidade, e também fazendo outras entregas”, destacou o diretor-presidente da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Marcos Vinícius Castro, no evento, representando o governador Wilson Lima.

PUBLICIDADE

Emissão de documentos

Entre as principais ações está a emissão de RGs, Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e Passe Legal, coordenada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). O serviço é um dos mais procurados durante as ações do Estado.

O programa contempla atividades antes realizadas pelos programas ‘Muda Manaus’ e ‘Amazonas Presente’, em bairros da capital e no interior, aproximando o Governo do Estado à população (Lucas Silva/Secom)
 

Quem aproveitou para tirar a primeira via do RG foi a Maria Eduarda Maia, 16 anos, que já estava enfrentando dificuldade para conseguir alguns serviços, por ainda não ter o documento. “Era para eu ter tirado, em 2020, mas, por conta da pandemia, não consegui tirar. As demandas, nos PAC’s, estão muito grande, e ainda é necessário agendar, e não consegui”, disse a estudante.

Com a retirada do RG, Maria Eduarda vai conseguir tirar o título de eleitor para votar nas eleições gerais em outubro. O prazo para a emissão do documento vai até o dia 4 de maio.

Consumidor

Durante o evento, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) fez o registro de reclamações e denúncias relacionadas a medidores de energia, postos de combustíveis, supermercados e hidrômetros, além da pesagem de produtos. O Instituto estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) disponibilizou equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da Zona Leste.

Atividade recreativa realizada pelo Detran/AM com as crianças (Lucas/Silva/Secom)

Segurança e Detran-AM

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), promoveu escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde. Já a Ouvidoria Geral da SSP realizou uma pesquisa de satisfação, no âmbito da segurança pública, com a população presente.

Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) realizou atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também foram dadas orientações sobre os projetos do programa ‘Detran Cidadão’, como o ‘CNH Social’ e o ‘Motociclista Legal’, entre outros serviços.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.