Em primeiro discurso após reeleito, Wilson Lima diz que reforma administrativa é prioridade para ano que vem

Wilson Lima durante coletiva com a imprensa (Diego Perez/Secom)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – Após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a reeleição do governador do Amazonas, Wilson Lima (União), ele discursou para apoiadores que o aguardavam no comitê de campanha, numa casa de festa na Zona Oeste de Manaus, na noite deste domingo, 30. Um dos destaques de sua fala à imprensa foi a reforma administrativa, que vai ser prioridade no novo mandato: “Isso é uma questão que vai ficar para o ano que vem”, disse Lima.

Wilson Miranda Lima venceu a eleição com 56,66% dos votos válidos ou 1.004.420 votos. Já o seu adversário, o senador Eduardo Braga, do MDB, obteve 794.756 votos (43,34%). O resultado das urnas no segundo maior colégio eleitoral da Região Norte mostra que a maioria da população amazonense aprova a atual gestão e as propostas para o segundo mandato de Wilson frente ao Estado, que possui 3,8 milhões de habitantes e 2,6 milhões de eleitores, conforme dados do TSE.

“Foi o trabalho, as entregas que a gente fez. Eu não tive a oportunidade de governar como os outros governadores que passaram os seus quatro anos sem crises. Nós enfrentamos a maior pandemia de todos os tempos, enfrentamos a maior enchente de todos os tempos, enfrentamos crise política, mesmo assim, nós seguimos trabalhando. Nem um governador foi tão atacado como eu fui atacado, mesmo assim, a gente seguiu fazendo entregas que eram importantes para o povo do Amazonas”, destacou Lima.

PUBLICIDADE
Wilson agradeceu a votação recebida e a confiança da população e disse que o Amazonas está deixando para trás 40 anos de atraso (Diego Peres e Alex Pazuello)

Presidente

Ao falar da relação com o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador Wilson Lima pretende dialogar para defender o interesse do povo do Amazonas.

“Eu continuo sendo aliado do presidente Jair Bolsonaro, mas eu fui eleito governador do Amazonas, e todo aquele que é eleito pela maioria da população para defendê-la, é um desejo do povo, é defender o povo do Amazonas, e eu não tenho dificuldade de conversar com quem quer que seja. Todo mundo sabe que eu sou um governador do diálogo e, principalmente, em se tratando em defender o interesse do povo do Amazonas” afirmou Lima.

Avanços

Entre os avanços de gestão de Wilson Lima estão o Auxílio Estadual Permanente, que garante R$ 150, mensalmente, para 300 mil famílias em situação de pobreza em Manaus. O Passe Livre Estudantil também integrou a lista de compromissos do governador. O programa, atualmente, alcança 160 mil alunos da rede pública de ensino da capital.

Em parceria com a Prefeitura, Wilson está recuperando e asfaltando 10 mil ruas de todas as zonas da cidade. Ainda no setor da infraestrutura, o governador reeleito está construindo o maior complexo viário da capital, com os Anéis Sul e Leste. O complexo possui 27 quilômetros e vai interligar as zonas Norte, Leste e Sul e aumentar a fluidez no trânsito, beneficiando moradores dessas áreas e o polo industrial da capital.

A CNH Social, a implantação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no interior, e a ampliação da rede de restaurantes populares “Prato Cheio”, que passou de sete para 18, somente em Manaus, servindo até o mês de julho deste ano mais de 800 mil refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social também são atividades que ganharam destaque durante a gestão do governador que teve, pelo menos, apoio de 42 prefeitos da região para a reeleição.

Wilson Lima

Nascido em Santarém, no Pará, Wilson Lima, 46 anos, já atuou como assessor técnico da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Itaituba/PA, locutor comercial e apresentador de um programa jornalístico também no Estado de origem.

Wilson Lima, governador reeleito no Estado do Amazonas (Diego Peres e Alex Pazuello/Divulgação)

Em 2006, veio para Manaus, cursou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, trabalhou em rádio e apresentou programa de notícias em uma emissora local, atuando, ainda, como mestre de cerimônia na Prefeitura de Manaus.

Em 2018, filiado ao (PSC), Wilson Lima foi eleito governador do Amazonas também em 2° turno, recebendo 1.033.950 votos, 58,50% dos votos válidos, vencendo o então adversário Amazonino Mendes (PDT) que teve 733.366 votos (41,50%).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.