Enem 2022: prazo para inscrição começa nesta terça-feira, 10

Aplicativo do Enem. (Reprodução/ Metropoles)
Com informações do Estadão

SÃO PAULO – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começam nesta terça-feira, 10, e permanecem abertas até dia 21 de maio. Participantes isentos nesta edição também devem efetuar a inscrição. As provas acontecerão nos dias 13 e 20 de novembro.

Os alunos podem escolher entre fazer a prova no formato impresso ou digital – este último não é feito em casa, mas em local de prova determinado pelo Inep. Não será possível alterar o formato do exame após finalizada a inscrição.

São 101.100 vagas para realizar o exame digital, e alguns municípios não disponibilizam a opção, que será distribuída por ordem de chegada. Treineiros – candidatos que não estão no último ano (3º ano) nem concluíram o Ensino Médio – não podem optar pelo Enem digital.

PUBLICIDADE
Inscrições para o Enem 2022 começam nesta terça-feira, 10 (Werther Santana/Estadão)

O exame terá quatro provas objetivas – cada uma com 45 questões de múltipla escolha – e uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia de prova, os alunos terão cinco horas e 30 minutos para redigir a redação e responder questões de linguagens, códigos e redação (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).

Leia também: Enem: 1 em 4 candidatos ‘muda de cor’ ao se inscrever pela segunda vez

Já no segundo dia, candidatos terão cinco horas para responder às questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias. O gabarito das questões de múltipla escolha serão divulgados no Portal do Inep até o terceiro dia útil após a última prova.

Enem

Estão previstas alterações para a prova do Enem, que deve ter duas etapas, uma de conhecimentos gerais e outra, dividida em quatro áreas profissionais. Também há a possibilidade da prova ter questões dissertativas, mas as mudanças serão válidas somente a partir do exame de 2024.

Aplicação

As duas versões do Enem 2022 (impressa e digital) terão as mesmas provas, com itens e tema da redação iguais. As provas também serão aplicadas nas mesmas datas: 13 e 20 de novembro.

Dados pessoais

A assistente virtual solicita o CPF  e data de nascimento. Logo em seguida, ela dá o retorno já com o nome do candidato e o da mãe, conforme registrado na Receita Federal. Ao confirmar a veracidade do que foi mostrado, a nova página solicita o nome do pai, onde há opção de não informar. Ainda sobre os dados pessoas, o Governo pede sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, Estado e cidade de nascimento.

Para saber da localização do candidato atualmente, o Inep pede que seja inserido o CEP, caso o indivíduo não saiba, há um hiperlink, no canto superior da página, que leva para o site do Correios, onde é possível encontrar o dado.

Nome social 

O participante que se identifica e quer ser reconhecido socialmente pela sua identidade de gênero e que já tem o respectivo nome cadastrado na Receita Federal será identificado pelo nome social no momento da inscrição. Contudo, será necessário confirmá-lo na Página do Participante, entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho,

Atendimento 

O participante que precisa de atendimento especializado deve realizar a solicitação no momento da inscrição e anexar a documentação que comprove a necessidade do atendimento. Será oferecido recurso para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista, discalculia, gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica.

Documentação para o Enem

O solicitante de atendimento deve anexar, na Página do Participante, a documentação que comprove a necessidade de acessibilidade, com nome completo do participante; diagnóstico emitido pelo profissional de saúde competente, com a Classificação Internacional de Doença (CID 10); e assinatura e identificação do profissional, com o registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente.

O participante que solicitar tempo adicional precisa justificar, no laudo médico, de forma expressa, o motivo da solicitação de acessibilidade. No caso de lactante, a certidão de nascimento da criança, com idade inferior ou igual a um ano, deverá ser anexada na Página do Participante.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.