‘Esata’ realiza primeiro curso presencial em 2023 com o tema ‘Tributos e Desembaraços’

As inscrições poderão ser feitas on-line, a partir do dia 17 de abril (próxima segunda-feira), pelo site do sindicato (www.sindifisco-am.com.br), ou de forma presencial na sede do Sindifisco (Divulgação/Assessoria)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – Com o objetivo de retomar suas atividades presenciais, a Escola de Administração Tributária do Amazonas, Esata, lançou no dia 14 de abril o primeiro curso presencial de 2023. Trata-se do curso “Tributação e Desembaraço Nacional”, que será ministrado pela chefe do Departamento de Controle de Entradas de Mercadorias da Sefaz-AM, auditora fiscal de tributos estaduais, Andréa Corado.

Diretor da Esata, o auditor fiscal Romildo Oliveira explicou a escolha deste tema. “Este primeiro curso sobre ‘Desembaraço e Tributos Interestaduais’ foi o primeiro a ser realizado, neste ano, porque surgiu essa demanda numa consulta que fizemos durante uma palestra on-line que realizamos no mês de janeiro, e este tema surgiu, de forma muito espontânea entre os participantes, até porque existe essa necessidade de mais informações, pois, toda mercadoria que entra no Estado precisa passar por esse processo“, explica o auditor que complementa:

O curso será realizado na sede do sindicato, do dia 24 ao dia 26 de abril (Divulgação/Assessoria)

Toda documentação fiscal precisa ser desembaraçada pelo Fisco e esse nosso curso tem a intenção de abordar não somente a questão da tributação, mas também a parte prática, explicando as diferentes alíquotas, os multiplicadores, a questão de reanálise dos documentos, pois, interessa tanto a quem quer iniciar nesta área, como a alguém que já está familiarizado, mas precisa se aprofundar e se atualizar sobre o tema. Quem fizer esse curso vai ter condições efetivas de entender o processo de desembaraço de mercadorias por completo“.

PUBLICIDADE

Segundo ele, este é o primeiro de uma série de outros que acontecerão em 2023. “Temos a intenção de oferecer, pelo menos, um curso ao mês, voltado para o público externo, que são: contadores, técnicos e consultores que trabalham na área tributária. São muitos temas para serem trabalhados, e já estão no nosso planejamento: cursos na área de incentivos fiscais, cursos sobre a legislação fiscal e de tributos do Estado, assim como cursos e seminários sobre a nova Reforma Tributária, pois vamos precisar entender melhor todo esse novo procedimento da distribuição tributária, algo que afeta diretamente todos nós; além de cursos na área do Processo Tributário Administrativo”.

Inscrições:

As inscrições poderão ser feitas on-line, a partir do dia 17 de abril (próxima segunda-feira), pelo site do sindicato (www.sindifisco-am.com.br), ou de forma presencial, na sede do Sindifisco. O curso será realizado na sede do sindicato, do dia 24 ao dia 26 de abril, das 18h às 22h, somando o total e 12 horas de curso.

Fora o certificado de participação, também será disponibilizado material de apoio, estacionamento gratuito e coffee break. O valor do investimento é de R$ 600, que poderá ser parcelado nos cartões de crédito em até 3 vezes. Mais informações podem ser obtidas pelo número 98842-2290, nas redes sociais do Sindifisco (@sindifiscoam_), ou pelo site: www.sindifisco-am.com.br.

O curso oferta condições efetivas de entender o processo de desembaraço de mercadorias por completo (Divulgação/Assessoria)

Sobre a Esata:

A Escola de Administração Tributária do Amazonas, Esata, já realizou centenas de cursos, o que proporcionou, para centenas de pessoas, mais qualificação profissional. A escola foi criada por meio de assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Estaduais, Sindifisco, no ano de 2004.

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.