‘Esse inglês, ele era malvisto na região’, diz Bolsonaro sobre jornalista assassinado na Amazônia

Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira, 15, que o jornalista inglês Dom Phillips, desaparecido há 10 dias na região do Vale do Javari, no Amazonas, era “malvisto” na região por realizar reportagens contra garimpeiros. Segundo Bolsonaro, deveria ter “redobrado atenção consigo próprio” antes de fazer uma “excursão”.

Phillips e o indigenista Bruno Pereira estão desaparecidos desde o dia 5. No último domingo, a Polícia Federal (PF) afirmou que foram encontrados uma mochila e documentos pertencentes à dupla. Na sexta-feira, a PF também informou ter encontrado “material orgânico aparentemente humano” na região.

“Esse inglês, ele era malvisto na região. Porque ele fazia muita matéria contra garimpeiro e questão ambiental. Aquela região é uma região bastante isolada, muita gente não gostava dele. Ele tinha que ter redobrado mais a atenção consigo próprio, mas resolveu fazer uma excursão”, disse Bolsonaro, em entrevista à jornalista Leda Nagle transmitida no Youtube.

PUBLICIDADE

O presidente ainda afirmou que, caso os dois tenham sido mortos, os corpos estariam dentro d’água.

“Pelo que tudo indica, se mataram os dois, espero que não, estão dentro d’água. Dentro d’água, pouca coisa vai sobrar. Peixe come. Não sei se tem piranha lá no Javari”, declara.

O material orgânico encontrado pela PF, na semana passada, foi encaminhado à perícia, mas ainda não houve resultado dos exames. A mochila estava amarrada em uma árvore, em área de igapó, terreno de mata alagada. Segundo o Corpo de Bombeiros, que encontrou o material, na mochila havia um notebook, livros e roupas.

A PF também informou, na noite desta terça-feira, 14, que prendeu mais um suspeito do desaparecimento da dupla. De acordo com a corporação, Oseney da Costa Oliveira, de 41 anos, conhecido como “Dos Santos”, foi detido em Atalaia do Norte, no Amazonas. Ele é irmão de Amarildo da Costa Oliveira, o “Pelado”, já preso temporariamente.

Segundo a PF, também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário em Atalaia do Norte. Os agentes recolheram e apreenderam “alguns cartuchos de arma de fogo e um remo, os quais serão objeto de análise”.

“Dos Santos” é apontado como suspeito de ter participação no desaparecimento “juntamente com “Pelado”, que já se encontra temporariamente preso. “Ele prestou depoimento na noite de terça-feira, 14, e, em seguida, foi encaminhado para audiência de custódia na Justiça de Atalaia do Norte.

Trecho de interrogatório enviado em relatório da PF, ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revela que uma testemunha viu as embarcações de Bruno e Dom e, em seguida, encontrou um outro homem nominado de “Dos Santos”.

Cena do desaparecimento

A investigação policial indica que o desaparecimento pode ter ocorrido entre as comunidades São Gabriel e Cachoeira, entre 7h e 9h de domingo.

À PF, uma testemunha relatou ter visto um barco de motor 40HP ocupado por Bruno e Dom. Em seguida, a embarcação de “Pelado”, ostentando um motor de 60HP, passou na mesma direção da embarcação da dupla.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.