Atleta da Amazônia é parabenizado por Bolsonaro após ganhar bronze em campeonato

Jhonata Sabá conquistou duas medalhas de bronze e um troféu nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no Rio de Janeiro (Reprodução/Internet)
Com informações da assessoria

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), destacou em suas redes sociais a vitória do atleta amazonense de Benjamin Constant, Jhonata Sabá, de 14 anos, que conquistou duas medalhas de bronze e um troféu nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no Rio de Janeiro, no último final de semana. O município tem se tornado polo de atletas, projetando jovens até mesmo em competições no exterior. Até a manhã desta quarta-feira, a postagem de Jair Bolsonaro no Facebook já somava mais de 19 mil curtidas, 570 comentários e 1,3 mil compartilhamentos nas redes.

O jovem atleta é integrante do Projeto Bom de Luta, mantido pela Prefeitura de Benjamin Constant. Segundo o prefeito David Bemerguy, o reconhecimento engrandece todo o projeto que é realizado no munícipio, que virou polo de atletas campeões de luta olímpica. “É importante que o estado do Amazonas e outras partes do país saibam quem são esses atletas lançados pelo município. Eu fico muito feliz com esse compartilhamento do presidente Bolsonaro, pois sabemos que Benjamin Constant está se tornando um polo de novos atletas de um excelente nível”, disse o prefeito.

Perfil

Aos 14 anos, Jhonata Sabá é natural de Benjamin Constant e está no 8º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Professora Graziela Correia de Oliveira. Além de dedicado nos treinos, o jovem é considerado por toda equipe da escola como um ótimo aluno, educado e disciplinado. Mesmo almejando fazer do esporte sua profissão, o jovem lutador também tem o sonho de se tornar advogado. Jhonny Franco, coordenador do Projeto Bom de Luta em Benjamin Constant, do qual Jhonata é integrante, explicou que o jovem tem uma verdadeira maratona de treinos.

PUBLICIDADE

“A rotina de treino é de segunda a sábado pela manhã com a parte física e pela tarde com a parte técnica. Temos um treino muito puxado, com alongamento, aquecimento. Esses jovens têm se esforçado muito e esse reconhecimento do presidente Bolsonaro é muito importante”, disse, ao lembrar que há cerca de duas semanas, outra atleta do Projeto Bom de Luta, Ananda Januário, chegava do Pan-Americano sediado no México, trazendo na bagagem duas medalhas a nível internacional.

A jovem ganhou medalha de bronze no mundial escolar na Sérvia, na Europa e bronze no Pan-Americano.

Projeto Bom de Luta

Nos últimos anos, a modalidade da Luta Olímpica vem se destacando no Estado do Amazonas com resultados positivos coletivos e individuais no cenário nacional e internacional, despertando interesse de crianças e jovens.

O Projeto Bom de Luta utiliza a luta olímpica como ferramenta de inclusão e transformação social. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Benjamin Constant, o projeto já revelou talentos e mudou vidas, formando e treinando atletas de alto nível. As aulas são ministradas no Centro de Treinamento anexo ao Centro de Convivência da Família (CCF), no município.

A luta greco-romana tem origem na Grécia Antiga e fazia parte do pentatlo. O esporte usa muita força física e estratégia, sendo as duas principais qualidades que um atleta de luta greco-romana deveria ter para ser bem-sucedido nos tempos iniciais deste esporte.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.