Estado do Amazonas realiza curso técnico em Enfermagem direcionado a indígenas

Técnico em enfermagem indígena em atendimento a paciente (Divulgação/Cetam)
Da Revista Cenarium*

MANAUS (AM) – A Fundação Estadual dos Povos Indígenas do Amazonas (Fepiam) incentiva os povos originários do Estado para se inscreverem no curso técnico presencial de nível médio em Enfermagem direcionado aos indígenas em comunidades tradicionais, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). As inscrições iniciaram no dia 25 de janeiro e finalizarão no dia 5 de fevereiro, às 16h, horário oficial de Manaus. 

“Este curso técnico em Enfermagem é mais um passo na direção certa, capacitando membros de comunidades tradicionais para desempenharem um papel fundamental na saúde de suas próprias comunidades”, analisa o diretor-presidente da Fepiam, Sinésio Trovão.

Curso técnico presencial de nível médio, em Enfermagem, realizado pelo Cetam aos indígenas (Gabriel Oda/Cetam)

Para participar, os candidatos devem possuir o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou Autodeclaração Étnico-Racial assinada pela Liderança da comunidade tradicional a qual pertence, ter concluído o ensino médio e ter 18 anos completos no ato da matrícula. 

PUBLICIDADE

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do portal da Comissão Permanente de Concursos (Copec/Cetam): https://www.concursoscopec.com.br/184-pss-cetam/concurso/exibir.html, onde constam os editais e o link para mais informações. 

O processo seletivo será realizado por meio de análise do histórico escolar do ensino médio, com base nas notas de Língua Portuguesa e Matemática. “Acreditamos que a educação é a chave para o fortalecimento das comunidades indígenas, e estamos entusiasmados em proporcionar uma formação técnica que contribuirá para o bem-estar e a autonomia desses povos”, conclui o diretor-técnico da Fepiam, Joabe Leonam.

Leia mais: Medida inclusiva: indígenas garantem 30% das vagas nos concursos da Funai
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.