Exposto, Amazonino Mendes fica menos de seis minutos em pé em convenção partidária


30 de julho de 2022
Exposto, Amazonino Mendes fica menos de seis minutos em pé em convenção partidária
Amazonino Mendes durante convenção partidária (Bruno Pacheco/CENARIUM)
Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Exposto a riscos e a esforço físico extremo pelos familiares, o candidato ao Governo do Amazonas pelo Cidadania, Amazonino Mendes, ficou pouco menos de seis minutos em pé, discursando, antes de receber uma cadeira para sentar-se, neste sábado, 30, onde continuou a falar por mais 25 minutos com o público durante a convenção partidária da sigla com o PSDB, em Manaus.

Aos 82 anos, Amazonino tem feito uma série de atividades, em campanha eleitoral, entre viagens e participação em eventos, onde vem demonstrando extremo cansaço na presença de apoiadores. No evento deste sábado, 30, que confirmou o ex-deputado federal Humberto Michiles como vice na chapa para o Governo do Estado e contou com a presença do ex-governador José Melo (Pros), cassado por compra de votos, em 2016, Mendes não hesitou em terminar seu discurso sentado.

Sem máscara de proteção à Covid-19, mesmo após ter testado positivo para o vírus, no começo do mês de julho, Amazonino conversou com a plateia e aliados, atacou adversários políticos como o atual governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), e se defendeu sobre a idade avançada. “Sou velho, mas não sou velhaco. Ele é jovem, mas quem não me garante que ele não é velhaco?”, declarou Mendes, com a voz embaralhada, durante o discurso.

Amazonino Mendes sentado na convenção do PSDB (Reprodução)

“Desde o início, eu digo que essa eleição será verdadeiramente comandada pelo povo. Pela primeira vez, a gente vê o povo comandar, soberano, firme, grandioso. Um povo que não conseguem comprar. Tentam, mas não conseguem”, declarou Amazonino Mendes.

Amazonino Mendes discursando sentado durante a convenção partidária deste sábado, 30 (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Ao final do discurso, o candidato chegou a se irritar com aliados políticos que tentaram ajudá-lo para ele se levantar da cadeira. Após negar ajuda, Mendes ficou em pé e se despediu do público que estava presente.

Veja o momento que Amazonino nega ajuda de aliados a se levantar da cadeira:

Amazonino se irritou ao receber ajuda para se levantar, neste sábado, 30, em Manaus (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Esforço de Amazonino

Os episódios em que o ex-governador Amazonino Mendes aparece demonstrando esforço físico para se locomover têm sido constantes nestas campanhas eleitorais. No dia 4 de julho, durante a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Centro de Manaus, cenas do político com dificuldade para se levantar e sentar-se viralizaram nas redes sociais.

Veja também: Amazonino, com 82 anos, é submetido a ‘esforço físico extremo’ em evento público; assista a vídeos

Na ocasião, sempre havia uma pessoa para amparar Mendes, que a todo momento estava sendo acompanhado por um homem com um jaleco branco que, segundo funcionários do TJAM, era um médico que o acompanhava.

Amazonino Mendes em evento do TJAM, no Teatro Amazonas (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Veja também: Amazonino é levado a interior do AM para fazer pré-campanha eleitoral e demonstra exaustão em vídeos

Quatro vezes governador do Estado, duas vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República, Amazonino foi levado, no dia seguinte, em 5 de julho, para o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), onde fez campanha eleitoral de sua então pré-candidatura ao Governo do Estado. Mais uma vez, após viajar de jatinho, Mendes apresentou dificuldades para deixar a aeronave na cidade.

Uma semana após a viagem a Itacoatiara, Amazonino testou positivo para Covid-19, sendo a segunda infecção do político em seis meses. Em janeiro deste ano, o ex-governador também foi diagnosticado com a doença.

Estatuto do Idoso  

O artigo 26 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) garante às pessoas com mais de 60 anos o ato de exercer uma atividade profissional, desde que isso ocorra em um ambiente de trabalho saudável e seguro, com “especial atenção às suas condições físicas, intelectuais e psíquicas para o desenvolvimento do trabalho produtivo”.

Pelo estatuto, em seu artigo 4°, está previsto que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão.  

Privar idosos de itens e cuidados essenciais pode incidir em prisão. O estatuto prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou privação de alimentos, ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa.

Pesquisas

Amazonino Mendes e Wilson Lima encabeçam a luta política pelo Governo do Amazonas. Na última pesquisa nacional realizada pela Real Time Big Data, para a Record TV, publicada no dia 26 de julho, Lima e Mendes lideram a disputa pelo Estado. De acordo com o levantamento, os nomes dos postulantes empatam tanto no cenário pesquisa estimulada (quando o nome dos candidatos são citados aos entrevistados) quanto na espontânea (quando o nome dos candidatos não são apresentados).

Segundo a pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02872/2022, no cenário espontâneo, Wilson Lima apresenta 15% das intenções dos votos, assim como Amazonino Mendes que também aparece com 15% das intenções. Já no cenário pesquisa estimulada, Wilson e Mendes aparecem com 28% das intenções de votos cada.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.