FAB diz que inicia neste domingo, 17, investigação de acidente que matou 14 pessoas no Amazonas

Avião bandeirante caiu em Barcelos (AM)(Reprodução/Internet)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) –  A Força Aérea Brasileira (FAB) inicia neste domingo, 17, as investigações dos fatores que resultaram no acidente da aeronave de modelo Bandeirante, que matou 14 pessoas, sendo 12 turistas, o piloto e copiloto, minutos antes de aterrissar no aeroporto do município de Barcelos (a 405 quilômetros de Manaus), por volta das 15 horas deste sábado, 16. A informação é do brigadeiro da FAB, David Alcoforado.

Os turistas pretendiam praticar pesca esportiva, um dos principais atrativos turísticos do município de Barcelos. A  causa do acidente ainda é desconhecida. O secretário de Segurança Pública do Amazonas, Vinícius Almeida, informou que uma equipe da pasta foi ao local para fazer o reconhecimento das vítimas. “Iniciamos logo na tarde de sábado e pretendemos retomar na manhã de domingo”, informou o secretário à imprensa.

PUBLICIDADE

De acordo com o brigadeiro da FAB, os peritos do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados.

“Todos os fatores serão analisados pela FAB e, em breve, um relatório apontando as possíveis causas será divulgado. Todos os aspectos serão abordados, desde funcionamento da aeronave, qualificação de pilotos, condições meteorólogicas, comprimento da pista… Tudo será analisado para determinarmos as possiveis causas desse acidente”, explicou o brigadeiro David.

O secretário de Segurança Pública afirmou que os relatos são de que não teria havido pista suficiente para efetuar o pouso da aeronave no aeroporto de Barcelos, mas uma conclusão oficial depende das investigações. “O relato é de que não teve pista (suficiente) para pousar”, disse à imprensa.

Registros da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) dão conta de que a aeronave, da empresa Manaus Táxi Aéreo, estava regularizada e tinha autorização para realizar táxi aéreo. Em nota, a Manaus Aerotáxi, empresa que operava a aeronave, confirmou o acidente envolvendo o avião PT – SOG.

“A segurança dos passageiros e tripulação é sempre a prioridade, por isso estamos certos que a aeronave e tripulação envolvida no sinistro atendiam a todas as exigências da autoridade de aviação civil necessárias à aeronavegabilidade, e estamos comprometidos em esclarecer todos os detalhes relacionados a este acidente”, diz o texto.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.