Pauderney Avelino é reconduzido ao comando do União Brasil no Amazonas

O ex-deputado Pauderney Avelino foi obrigado a deixar o comando do União Brasil no Amazonas (Reprodução/Câmara Federal)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O ex-deputado federal Pauderney Avelino foi reconduzido ao comando do União Brasil no Amazonas, partido de maior bancada na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). O mandato vai até abril de 2027. A convenção, que elegeu Pauderney presidente da executiva estadual da legenda, ocorreu na quarta-feira, 26, com a participação de vereadores, deputados estaduais e prefeitos do partido: Bi Garcia, de Parintins; e Raylan Barroso, de Eirunepé.

“Pelo estatuto, a convenção precisava ser feita até o dia 30 (de abril) e a realizamos dia 26”, explicou o agora presidente da executiva estadual da legenda, que nasceu da fusão de Democratas e PSL, homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 8 de fevereiro de 2022.

Pauderney está no comando do União Brasil amazonense desde essa data, como presidente da Comissão Instituidora.

PUBLICIDADE

Origem

O partido nasceu como o maior do Brasil e, atualmente, é o terceiro em representação nacional. No Amazonas, tem a maior bancada de deputados estaduais: o presidente da Aleam, Roberto Cidade, e os deputados Thiago Abrahim, Mário César Filho, Joana Darc, Adjuto Afonso e George Lins.

Para a Câmara dos Deputados, o partido elegeu ainda Saullo Vianna (União Brasil) e Fausto Júnior (União Brasil), ambos ex-deputados estaduais; além do governador do Amazonas, Wilson Lima.

Liderança

No novo partido, Pauderney mantém protagonismo na política regional e nacional. O político, com 33 anos de vida pública, foi seis vezes deputado federal pelo Amazonas. No Congresso Nacional, se notabilizou pela defesa da economia regional e das vantagens comparativas do polo industrial da Zona Franca de Manaus.

Antes do União Brasil, Pauderney foi presidente estadual do ex-DEM, além de secretário do DEM nacional. Agora, como presidente do União Brasil Amazonas, ele mantém cadeira na executiva nacional do novo partido.

Atualmente, Pauderney é secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Amazonas. Seu trânsito, em Brasília, o conhecimento da economia regional e das peculiaridades da Zona Franca foram decisivos para sua confirmação no cargo.

Leia também: Em Manaus, vereadora Thaysa Lippy assume comissão provisória do Progressistas
(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.