‘Fala de Bolsonaro pode prejudicar importação de insumos chineses’, disse presidente de CPI da Pandemia

Aziz lembrou que parte dos insumos usados no combate à doença vem da China (Alex Pazuello/Agecom-AM)

Com informações do O Globo

BRASÍLIA – O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), criticaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro, que mais cedo insinuou que China pode ter criado o coronavírus como parte de uma “guerra química”. Aziz lembrou que parte dos insumos usados no combate à doença vem da China. Assim, a fala de Bolsonaro pode prejudicar o Brasil.

“Eu acho que a a situação nossa em relação a insumos vai piorar com essa declaração hoje”, disse Aziz.

PUBLICIDADE

“Hoje continuaram as ameaças do presidente”, destacou Renan Calheiros.

Aziz prosseguiu:

“Hoje foi ruim. Ele chama de guerra química e tal. Estamos na mão dos chineses para trazer o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), usado na Coronavac. Não temos produção de IFA, e não vamos ter tão cedo. Dependemos da Índia para alguns insumos, da China para outros. Não é momento de cutucar ninguém. Não é momento. Nem aqui entre nós”, afirmou.

Mais cedo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também destacou as declarações de Bolsonaro. Além da insinuação em relação à China, Vieira lembrou que o presidente disse que quem é contra cloroquina e não apresenta alternativas é canalha e atua por interesse econômico. E questionou o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, que presta depoimento na CPI, se ele concordava com essas ideias.

“Eu não concordo com nenhuma delas”, respondeu Teich.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.