Chuva de granizo atinge comunidade e assusta indígenas em Roraima

Chuva de granizo em Uiramutã (Divulgação/Defesa Civil de Uiramutã)
Winicyus Gonçalves – Da Revista Cenarium Amazônia

BOA VISTA (RR) – Uma chuva de granizo atingiu a comunidade indígena Monte Moriá 2, em Uiramutã (RR), a 313 km de Boa Vista (RR), na tarde de domingo, 15. Vídeos feitos por moradores registraram as pedras de gelo caindo no chão e o susto deles em observar o fenômeno atmosférico, que é raro no Estado.

Na comunidade indígena, a chuva de granizo durou cerca de meia hora, segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal de Uiramutã, Julimar Sena. Ele disse que os moradores ficaram assustados com a chuva, tendo em vista que a região enfrenta estiagem.

“O povo ficou assustado porque nunca tinha visto isso. Uiramutã está passando por uma forte estiagem e, de repente, uma chuva, e ainda cair gelo, deixou o pessoal espantado”, disse ele.

PUBLICIDADE
Granizo na mão de morador em Uiramutã (Divulgação/Defesa Civil de Uiramutã)

Sena disse que o granizo começou a cair logo no início da chuva. “Começou a chover e começou a cair granizo. Depois, a chuva continuou caindo normal. Não demorou muito, graças a Deus, se não teria destruído telhas das casas”, avaliou.

O meteorologista da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, explica que embora não seja comum cair chuva de granizo em Roraima, todas as nuvens nimbos, responsáveis por tempestades, produzem granizos.

“Quando tem tempestade assim, muito intensa, existe, sim, a possibilidade de cair granizo, porque os movimentos de ventos ascendentes que ocorrem dentro da nuvem levam a água um pouco mais para cima e tem um determinado momento que a água dentro dessa nuvem vai ficando pesada e cai”, explicou.

A chuva de granizo ocorre quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera. Devido ao contraste brusco de temperatura, as gotas de água se solidificam. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens chamadas cumulonimbus e caem em formato de granizo.

Leia mais: Estiagem em Roraima faz Rio Branco cair ao menor nível desde maio de 2020
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.