Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
26 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
Karol Rocha – Revista Cenarium

MANAUS – A expectativa para as vendas de fim de ano é positiva, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Amazonas (Fecomércio). Os indícios para este saldo positivo em 2021 são a abertura de novas vagas de emprego e a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os cofres públicos do Estado. O feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira do Amazonas, nesta quarta-feira, 8, abre a temporada de vendas deste período.

“As vendas do comércio estão sendo recuperadas. Nós tivemos uma série de dificuldades em função do aumento dos custos provocado pelo preço do petróleo, pelas taxas de juros, o que deixou o consumidor mais cauteloso. Amanhã, por exemplo, muitas pessoas vão fazer a abertura do seu comércio por meio período e depois compensam com outro dia de folga, em outro momento, essa é a nossa recomendação aos empresários”, explica o presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota.

A expectativa para as vendas durante o período de fim de ano em 2021 é positiva, diferente de 2020, quando o comércio foi fechado devido à pandemia da Covid-19. Para se ter noção, segundo um estudo feito pela entidade, com uma amostra de 325 entrevistados, no período de 3 a 17 de novembro de 2021, 293 pessoas responderam que irão às compras neste Natal, isso equivale a 90% das respostas.

Sobre a pretensão de gastos por presente, dos 319 entrevistados, 144 responderam que devem gastar entre R$ 150 e R$ 300, o que equivale a 45% das respostas. Os presentes mais caros serão destinados aos filhos (as), conforme o estudo.

“O comércio vai fechar positivo neste ano e os indícios disso são dois: estão sendo abertas novas vagas de emprego e o comércio tem arrecadado um imposto muito superior ao que aconteceu no ano passado. Se a arrecadação está crescendo, é sinal de que o comércio está abastecido, acreditando nas vendas de final de ano – no Natal, principalmente. E essa expectativa está se confirmando, aos poucos, por esses indícios e pelo otimismo que está presente nas ações das empresas e empresários”, disse Frota.

Para a economista Denise Kassama, o momento é favorável para a indústria e comércio já que este período gera emprego e renda. “É um momento importante para o comércio e indústria, pois quanto mais se consome, mais a indústria produz e mais o comércio vende, gerando emprego e renda, e ajudando no processo de recuperação econômica”.

Quanto ao feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Cidade de Manaus, nesta quarta-feira (8), a população já pode começar a fazer suas compras de fim de ano. “É importante termos um dia a mais para fazer as compras, pois muitos não conseguem em dias normais. Dica importante: pesquise bem antes de comprar”, finaliza.

Horários de funcionamento do comércio e de shoppings centers

O horário de funcionamento do comércio em Manaus será diferenciado, na quarta-feira (8), feriado de Nossa Senhora da Conceição. O comércio varejista e atacadista de Manaus funcionará das 8h às 13h, conforme sugerido pela Fecomércio.

O Amazonas Shopping funcionará das 12h às 22h (Lojas Âncoras), das 14h às 22h (Demais lojas) e das 12h às 22h (Praça de Alimentação); o Manauara Shopping abre das 13h às 22h (Lojas Âncoras), das 14h às 22h (Demais lojas) e das 12h às 22h (Praça de Alimentação); o shopping Ponta Negra abre das 12h às 22h (Lojas Âncoras); das 14h às 22h (Demais lojas); e das 12h às 22h (Praça de Alimentação). O Manaus Plaza Shopping funcionará das 14h às 20h (Lojas) e das 11h às 20h (Praça de Alimentação); o Via Norte abre das 12h às 21h (Lojas Âncoras); das 14h às 21h (Demais lojas); e das 12h às 21h (Praça de Alimentação); os shoppings Grande Circular, Sumaúma Park Shopping e Studio 5 abrem às 10h e fecham às 22h; o Millennium Shopping funcionará das 9h às 21h e o UAI Shopping das 10h às 20h (Lojas) e das 10h às 21h (Praça de Alimentação).