Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em Manaus, o horário de funcionamento do comércio em geral precisou ser modificado por conta dos feriados e das festas de fim de ano. No Ano Novo não foi diferente, de acordo com a Federação do Comércio do Estado do Amazonas (Fecomércio-AM), o setor varejista e atacadista da cidade no dia 31 de dezembro de 2021 e 1º de janeiro de 2022 funcionarão em novo expediente.

Ainda segundo a Fecomércio, no último dia do ano, o comércio do Centro de Manaus seguirá funcionando normalmente, de 8h às 18h. O que foi modificado nesse novo horário foi o funcionamento dos shoppings da capital amazonense, o Manauara, localizado na avenida Mário Ypiranga, e o Millennium, que funcionarão de 9h às 17h.

Leia mais: Enquanto média nacional tem recuo, comércio varejista no AM sobe 0,6%, mas deixa comerciantes preocupados

Já no primeiro dia do ano, o feriado que abre 2022 não contará com o comércio central, pois os comércios varejistas e atacadistas não abrirão neste feriado. Os shoppings funcionarão, mas em alguns lugares será de forma facultativa, como por exemplo os centros comerciais Amazonas Shopping, que só terá a praça de alimentação aberta e com período facultativo. Outros como o Millennium Shopping não irão funcionar.

Pará

Em Belém não será diferente. Neste feriado de Ano Novo, alguns setores terão horário diferenciado. Os expedientes em todos os órgãos do Estado do Pará, incluindo Estações Cidadania, estão facultados no dia 31 de dezembro, seguindo decreto nº 1.285, de 20 de janeiro de 2021, de acordo com a Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad). Já no dia 1º também não haverá expediente nestes órgãos.

O Terminal Hidroviário de Belém abre das 6h às 18h todos os dias, inclusive no dia 31 e no feriado do dia 1º. Já as Estações Cidadania em Ananindeua, Belém, Marabá, Santarém e Parauapebas fecham nos dias 31 e 1º.

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA) fecha no dia 31 de dezembro e retoma no dia 10 de janeiro. De acordo com o órgão, a suspensão será para atualização e ajuste do sistema de informática, o calendário de licenciamento de veículos e os valores das taxas administrativas do órgão.

No dia 31 de dezembro, as lojas que ficam em vias públicas e em shoppings podem funcionar das 6h às 15h. No dia 1º, todas as lojas devem fechar. Não haverá atendimento nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Já os supermercados terão horários distintos, definidos por cada empresa.

Boa Vista

Na virada do ano de 2022, haverá mudanças no funcionamento de repartições públicas e do comércio em Boa Vista. Na esfera estadual, o governo de Roraima decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 31. Já na prefeitura, o expediente vai ocorrer somente até o meio-dia do dia 31.

No dia 31 de dezembro não haverá atendimento nas lojas da Capital e Interior da Caer, e os clientes devem entrar em contato com a Empresa por meio dos canais digitais. O atendimento volta ao normal no dia 3 de janeiro de 2022.

Canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a Companhia: Caer mobile: Disponível para Android na Google Play Store (https://play.google.com/store/apps/details?id=com.caer.caerMobileApp) e IOS na App Store.

WhatsApp: Os usuários também podem entrar em contato direto com a Caer por meio do WhatsApp (95) 98404-5313 ou clicando no link: https://bit.ly/386V1VQ para tratar de problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h.

Call Center: O SAC 0800.280.9520 funcionará normalmente, das 8h às 18h e haverá regime de plantão para os serviços de manutenção das redes de água e esgoto e atendimento de ocorrências, bem como das Estações de tratamento e Estações elevatórias.