‘Filhos de Maués’: há 11 anos projeto leva serviços de saúde e lazer para população

Isabella Rabelo – Da Revista Cenarium

Manaus (AM) – Atendendo a população das zonas rural e urbana do município, o projeto Filhos de Maués atua desde 2013 com o objetivo de promover atividades de saúde e lazer de forma gratuita na região. A iniciativa foi criada pelo cirurgião-dentista Albert da Silva Trindade, que comanda o projeto há mais de uma década.

De acordo com Albert, o incentivo para a ação partiu de observar a necessidade que aquelas pessoas tinham em relação aos serviços de saúde básica. Com apenas mais um profissional, que era seu tio, o fundador do projeto começou a atender a população com procedimentos ortodônticos.

“A gente se inspirou vendo a necessidade das crianças, dos idosos, e até dos adultos, né, o quanto é difícil pegar uma ficha para ser atendido. O quanto é difícil as pessoas que moram na zona rural, em comunidades distantes, chegarem num município de Maués para serem atendidas”, declarou.

PUBLICIDADE
O fundador do projeto e dentista Albert Trindade, atendendo uma criança (Foto: Divulgação)

O Filhos de Maués atua hoje com mais de 65 profissionais, variando entre saúde, educação, esporte, cultura e lazer, entre outras áreas. A equipe conta com dentistas, oftalmologistas, pedagogos, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, além de outras especialidades.

“Às vezes as pessoas precisam de um tratamento, de uma consulta. Às vezes vêm doentes para Manaus, e não têm onde ficar. Nós ajudamos com assistência social, vamos nos hospitais. Doamos medicamentos, produtos de higiene, colchão. Tem pessoas que não têm onde morar e nós damos um jeito de conseguir um localzinho para a pessoa ficar. Então, é um algo muito grande que vem acontecendo no nosso projeto a cada ano que passa”, relatou Albert.

Em 2022, o fundador do projeto foi agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo Ruy Araújo, maior honraria da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Em 2019, teve a oportunidade de apresentá-lo em Brasília, na presença de seis ministros, incluindo o ministro da Defesa.

Albert Trindade sendo reconhecido na Aleam (Foto: Divulgação)
Impacto

A Constituição Federal, em seus artigos 196º, 205º, e 215º, reconhece a todos os brasileiros o direito à saúde, à educação, e à cultura e lazer. Essas garantias visam assegurar uma melhor qualidade de vida e o pleno desenvolvimento pessoal e social dos cidadãos.

Segundo dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,9% da população brasileira não têm acesso a pelo menos um dos direitos básicos do ser-humano, previstos na Constituição. 

No Amazonas, o cenário piora. Um relatório realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apontou que as crianças do Estado são as que mais têm os direitos básicos negados. O Amazonas é o segundo estado com a maior porcentagem de pessoas em situação de pobreza, segundo o IBGE.

Leia mais: Crianças do projeto ‘Cidadão do Berço’, da Aleam, entregam carta para deputados
Editada por Aldizangela Brito
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.