Fundação indígena do AM fortalece parceria para implementar projetos de saúde no Alto Rio Negro

Reunião da FEI com representantes do DSEI-Alto Rio Negro (Abrahão Graham e Matheus Mota/FEI)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – A Fundação Estadual do Índio (FEI) se reuniu com chefes do Distrito Sanitário Especial Indígena do Rio Negro (DSEI-Rio Negro) para a realização de ações na área de saúde e lazer para os indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus). O encontro aconteceu na quarta-feira, 7, na sede da instituição.

A iniciativa visa estreitar relações entre a fundação e o DSEI-Rio Negro, na articulação do Governo do Estado, a fim de implementar projetos de saúde indígena e esporte direcionado a comunidades de recente contato urbano, principalmente, para os povos da etnia Hupdas e Yuhupde.

A iniciativa visa estreitar relações entre a fundação e o DSEI-Rio Negro na articulação do Governo do Estado (Abrahão Graham e Matheus Mota/FEI)

A apoiadora de atenção à saúde do DSEI, Rosilene Dutra, ressalta a importância de ter a FEI como parceira para conseguir atender os 23 distritos. “Ter a fundação como parceira representa fortalecer as ações de saúde nas áreas onde atuamos e, com isso, poderemos entregar ações de qualidade na base”, pontuou Dutra.

PUBLICIDADE

A gerente do departamento social da FEI, Ana Paula Nunes, compreende que criar um vínculo com o DSEI facilita o atendimento de saúde entre os indígenas do Estado. “Muitos indígenas vêm até Manaus não referenciados sobre como proceder para receber atendimento de saúde. Com esta parceria, a FEI consegue obter um canal direto com o DSEI, facilitando processos de encaminhamento para área da saúde indígena”, afirmou Ana Paula.

O diretor-presidente, Sinésio Trovão, reforça o compromisso da FEI com o DSEI e com as populações que a instituição atende. “Estamos selando uma parceria promissora. Nossos parentes indígenas procuram a fundação com muitas demandas na área de saúde, e queremos que o DSEI seja o espaço ideal para este tipo de atendimento”, conclui Trovão.

(*) Com informações da FEI
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.