Ginasta russo será investigado por usar símbolo militar no pódio em competição no Qatar

Kuliak usou esparadrapos para desenhar a letra Z no peito e mostrá-la ao lado do vencedor llia Kovtun, da Ucrânia (Reprodução)

Com informações do Infoglobo

QATAR – O ginasta russo Ivan Kuliak está sendo investigado após usar um símbolo nacional de guerra em seu collant ao lado de um rival ucraniano na cerimônia do pódio da Copa do Mundo de Aparelhos, disputada em Doha, no Qatar, no domingo, 6.  A Federação Internacional de Ginástica (FIG) disse que abriu um processo disciplinar contra o atleta por seu “comportamento chocante” na competição.

Depois de ganhar a medalha de bronze nas barras paralelas, Kuliak usou esparadrapos para desenhar a letra Z no peito e mostrá-la ao lado do vencedor llia Kovtun, da Ucrânia. Em novembro do ano passado, o atleta passou por um treinamento nas Forças Armadas da Rússia.

O Ministério de Defesa da Rússia divulgou, recentemente, um comunicado explicando que a letra Z pintada em tanques e blindados seria uma referência a frase “Za pobedu”, “Pela vitória”, na tradução para o português.

PUBLICIDADE

“A Federação Internacional de Ginástica confirma que pedirá à Gymnastics Ethics Foundation que abra um processo disciplinar contra o ginasta artístico masculino Ivan Kuliak (RUS) após seu comportamento chocante na Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, Qatar”, afirmou a organização em comunicado oficial.

O ucraniano Oleg Verniaiev, campeão olímpico no Rio-2016, criticou o gesto de Kuliak.

“Não deixe os russos gritarem que o esporte está fora da política. Glória à Ucrânia”, escreveu Verniaiev.

Este fim de semana foi a última chance para ginastas russos e bielorussos competirem. A FIG anunciou o banimento de atletas e juízes da Rússia e Bielorrússia por causa dos ataques à Ucrânia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.