Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
20 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Déborah Arruda – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e a banda de rock britânica Coldplay interagiram, nesta segunda-feira, 23, no Twitter. Wilson respondeu a uma citação da banda, que o convidou a debater ações direcionadas ao meio ambiente, no festival Global Citizen Live, e reiterou que o Governo do Amazonas segue trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal.

“Estamos trabalhando para reduzir o desmatamento ilegal em 15% até o final 2022, em comparação com 2019. Fico muito feliz com o convite e estou aberto para discutir alternativas de preservação da nossa floresta e do povo que vive nela”, respondeu o governador.

Neste processo de combate às queimadas e ao desmatamento no Amazonas, o governador do estado afirmou que segue alinhado a estratégias que garantam os melhores resultados. Além da tecnologia usada para garantir um monitoramento em tempo real, mais de 4,6 mil itens foram entregues só neste mês para melhorar a estrutura de brigadas.

Também houve o aumento do efetivo com mais de 300 servidores e brigadistas, garantindo a ampliação da Operação Tamoiotatá, que concentra esforços nos municípios do chamado arco do desmatamento, no Sul do estado.

“O estado do Amazonas não vai tolerar e vai agir com todo rigor para combater os crimes ambientais. Nós estamos em situação de emergência ambiental. Tem muita gente se utilizando desse momento para confundir as nossas equipes com o pretexto da produção. Tem muita gente agindo na ilegalidade, grilando terras e prejudicando aquele que está produzindo e que tenta todos os dias se regularizar para desenvolver uma atividade econômica”, disse o governador.

Festival ambiental

A banda fez o mesmo questionamento a outros oito governadores: Waldez Goés (PDT), do Amapá; Helder Barbalho (MDB), do Pará; Mauro Mendes (DEM), do Mato Grosso; Jesús Galdino Cedeño, governador do departamento do Amazonas na Colômbia; Coronel Marcos Rocha (PSL), de Rondônia; João Azevedo (Cidadania), da Paraíba; Wellington Dias (PT), do Piauí e Camilo Santana (PT), do Ceará.

“O Estado do Amazonas que você representa tem uma grande oportunidade de fazer história da ação climática. Você vai se juntar a nós em #GlobalCitizenLive com compromissos de conservação e adaptação?”, disse a página do Coldplay.

O festival Global Citizen Live reunirá artistas de várias partes do mundo, unidos na defesa do planeta, da igualdade social e do combate à pobreza. No dia 25 de setembro, a organização vai transmitir shows de artistas como o Coldplay, além de eventos presenciais na Nigéria, Estados Unidos e França.