Governador do Amazonas, Wilson Lima agradece ao ministro da Justiça por enviar Força Nacional ao Estado

O governador do Amazonas, Wilson Lima (à esquerda), e o ministro da Justiça, Flávio Dino. (Arte: Mateus Moura)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), agradeceu ao ministro da Justiça, Flávio Dino, nesta sexta-feira, 6, por autorizar o emprego da Força Nacional para reforçar a segurança no Estado e combater narcotráfico e crimes ambientais na região do Rio Solimões. A autorização do ministro, anunciada nessa quinta-feira, 5, enviará os agentes para a Base Arpão.

“Agradeço ao ministro da Justiça e Segurança Pública, @FlavioDino, pela manutenção da Força Nacional na Base Arpão. A tropa auxilia nossas forças de segurança no combate ao narcotráfico e crimes ambientais na região do Rio Solimões“, disse o governador.

Leia também: ‘Agora o mundo inteiro está vendo’: narcotráfico, violência e desmatamento recorde refletem mazelas da Amazônia

PUBLICIDADE

Além do Amazonas, a autorização também abrange a Terra Indígena (TI) Guarita, no Rio Grande do Sul, onde a ação da Força Nacional foi prorrogada até 12 de março. “Já no Amazonas, os policiais darão apoio à Operação Arpão 1, de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões“, determinou o ministro.

Flávio Dino publicou a autorização nas redes sociais. (Reprodução/ Instagram)

Base Arpão

A Base Arpão é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), atuando na calha do Rio Solimões, desde agosto de 2020, e integrando as ações de combate à criminalidade no interior do Estado.

Conforme dados do Governo do Amazonas, de janeiro a dezembro de 2022, os agentes da Base Arpão apreenderam 3,5 toneladas de entorpecentes, 21 toneladas de pescado ilegal, 13 embarcações, 24 armas de fogo e 1,7 mil munições, além de efetuar a prisão em flagrante de 106 pessoas.

Leia também: No Amazonas, presidente da Alemanha anuncia investimentos de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia

Base Arpão (Erikson Andrade/ SSP-AM)

As atividades da Base Arpão 2 previstas para este ano vão contribuir com os patrulhamentos fluviais na região do Rio Negro. A base está localizada no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), na calha do Rio Negro.

De acordo com o Estado, a “obra de reforma da Base Arpão 2 já estava com cerca de 70% concluída, no fim do ano passado. A expectativa é de que a base comece a atuar já no início deste ano“.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.