Governador do Pará afirma que novo PAC é justiça social ao povo brasileiro

O governador do Pará, Helder Barbalho, prometeu entregar o BRT de Belém no primeiro semestre de 2023 e descumpriu promessa (Marcos Santos/Agência Pará)
Da Revista Cenarium Amazônia*

BELÉM (PA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na sexta-feira, 11, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê 2 mil obras, sendo 300 indicadas pelos governadores e 1,7 mil pela União. Os investimentos previstos no Pará superam a casa dos R$ 75,2 bilhões em obras e serviços para melhorar a vida da população. O governador Helder Barbalho marcou presença na solenidade de anúncio, realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Escolhido para discursar na solenidade em nome de todos o governadores do País, Helder Barbalho pregou união institucional e defendeu o PAC como ferramenta de desenvolvimento, inclusão, redução das desigualdades e geração de oportunidades. 

O PAC permite que coisas estratégias em nosso País possam acontecer e permite que o nosso País seja mais competitivo e, acima de tudo, irá convergir energias e oportunidades respeitando as particularidades e desafios regionais. Que possamos gerar empregos para termos um País forte e pujante”, conclamou o governador Helder Barbalho. 

PUBLICIDADE

Fui prefeito quando se lançou a primeira rodada do PAC. Fui convocado, na época, para apresentar os anseios de uma cidade da Amazônia chamada Ananindeua. E, hoje, passado alguns anos, é muito bom saber que teremos um novo PAC e que o Brasil terá uma nova agenda de investimentos com justiça social em favor do povo brasileiro”, completou Barbalho.

Helder Barbalho no lançamento do PAC (Marcos Santos/Agência Pará)
Infraestrutura

O Estado do Pará foi contemplado com dez projetos voltados à infraestrutura, onde estão previstas intervenções, como obras de saneamento básico com aplicação da coleta e tratamento de esgoto confirmadas. Na área de mobilidade, a BR-316 será contemplada com a duplicação do trecho entre Castanhal, Santa Maria e o trecho de acesso a Salinas. Na BR-230, Rodovia Transamazônica, o trecho entre Medicilândia e Rurópolis será pavimentado. As obras de pavimentação da BR-422, no trecho entre Novo Repartimento e Tucuruí, também está incluso no PAC.

Ainda sobre investimentos em BRs, as 308 e 163 também estão contempladas com obras de pavimentação nos trechos entre Bragança e Viseu e Rurópolis e Miritituba, respectivamente. Ainda na área de mobilidade, o Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal prevê obras para derrocamento do Pedral do Lourenço, entre os municípios de Marabá e Baião. A medida vai potencializar ainda mais uma modalidade de transporte de cabotagem. 

Entre os anúncios do novo PAC estão os investimentos em pontes, sendo eles, na estrutura sobre o Rio Xingu, no Distrito de Belo Monte, e também sobre o Rio Araguaia, interligando o Pará com o Estado de Tocantins, no município de Xambioá. Ainda envolvendo os rios paraenses, na relação de obras de infraestrutura do PAC estão previstos investimentos na Hidrovia Tapajós.

• Veja os investimentos divulgados pelo governo federal para o Estado do Pará. 

(*) Com informações da Agência Pará
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.