Governo do AM anuncia nova unidade do Cetam para cursos de gastronomia

Wilson Lima realiza abertura do Ano Letivo 2023 (Reprodução/Assessoria)
Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou nesta segunda-feira, 6, uma nova unidade do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), exclusivo para cursos de gastronomia. O novo Cetam será localizado no Centro de Manaus e, segundo Wilson Lima, as obras estão em fase de conclusão e devem ser entregues ainda no primeiro semestre de 2023.

A informação foi divulgada durante a abertura do Ano Letivo 2023, na Escola de Educação Profissional – Galileia, localizada no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. Ao todo, 8.403 alunos matriculados em Manaus iniciaram os estudos nesta segunda-feira, em cinco escolas do Cetam e outros sete núcleos descentralizados.

Os locais ofertam cursos nas áreas de enfermagem e multimídia ao nível técnico; e ao nível de qualificação profissional, os cursos ofertados são de depilação, design de sobrancelhas, informática básica e avançada.

PUBLICIDADE
Wilson Lima realiza abertura do Ano Letivo 2023 (Reprodução)

“Nós entregamos duas grandes unidades, uma na Zona Norte e outra na Zona Leste de Manaus, também reformamos e entregamos algumas unidades no interior do Estado e agora estamos na fase final de conclusão na estrutura no Centro de Manaus, para uma escola voltada para gastronomia, que será entregue nesse primeiro semestre de 2023”, destacou Wilson Lima.

Para o governador, a ampliação do Cetam influencia positivamente na geração de emprego e renda, principalmente para o interior do Estado. “A gente tem feito uma série de ações para levar condições mínimas de sobrevivência para quem está no interior. Há uma grande preocupação nossa com a superpopulação que tem a cidade de Manaus, por isso, é necessário ampliar esses serviços no interior, para não terem que se deslocar à capital”, afirma.

Governador do AM, Wilson Lima em visita ao Cetam, localizado no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte de Manaus. (Reprodução)

O egresso do curso de Técnico de Próteses Dentárias do Cetam Elisson Cunha, 50, foi um dos vários cidadãos amazonenses formados na escola profissionalizante. Ele destacou, no discurso durante a Abertura do Ano Letivo 2023, a mudança de vida que teve graças ao Cetam.

“Foi a partir do curso de próteses dentárias que comecei a atuar no laboratório de próteses, gerando renda para mim, minha família e para os profissionais que contratei posteriormente. Foram dois anos de formação de muita qualidade, que me ajudou a realizar um serviço de qualidade para a população amazonense”, destaca.

Elisson Cunha, egresso do Cetam (Jander Souza/Revista Cenarium)

Elisson conta que antes de se formar no curso profissionalizante, ele atuava como motorista por aplicativo. “Eu tinha muitas dificuldades, principalmente para estudar por conta da falta de tempo”, relata o técnico em próteses, que iniciou a faculdade de Odontologia e agora está na metade do curso.

“Posso dizer que estudar no Cetam foi uma porta que se abriu para mim. A mensagem que tenho a todos vocês que iniciam hoje, é que vocês são pessoas privilegiadas por entrarem por essa porta, por isso peço e transmito a vocês o pedido para não desistirem da caminhada de vocês. Posso dizer hoje que a educação mudou minha vida, e mudará a vida de cada um de vocês também”, disse.

Participaram da solenidade, além da diretora-presidente do Cetam, a professora Hellen Cristina Silva Matute, os deputados estaduais Felipe Souza e George Lins, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam); e a vereadora Professora Jaqueline, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.