Governo do AM recebe delegação alemã para conhecer projetos de proteção à floresta

(Divulgação/Secom)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu nesta terça-feira, 14, o vice-chanceler e ministro federal da Economia e Ação Climática da Alemanha, Robert Habeck, além do ministro federal da Alimentação e Agricultura, Cem Ozdemir, e de empresários que integram a delegação alemã. Juntos, visitaram a comunidade indígena Três Unidos, próxima a Manaus, para conhecer projetos de proteção à floresta e melhoria de vida dos ribeirinhos.

“A Alemanha é o principal parceiro do Estado do Amazonas nesse tema da sustentabilidade. Eu tenho ido a muitos encontros sobre a questão da sustentabilidade, sobre a preservação dos nossos recursos naturais, mas o que eu tenho dito é que a gente tem que, primeiro, proteger o cidadão que mora na floresta, o indígena e as populações tradicionais”, destacou Wilson Lima.

Na comunidade, o governador entregou aos líderes comunitários da Três Unidos o Plano de Gestão que orienta o desenvolvimento sustentável do território, um documento oficial que representa um importante passo para a Certificação de Direito Real de Uso (CDRU).

PUBLICIDADE
O governador do Amazonas e a comitiva alemã visitaram a comunidade indígena Três Unidos, próxima a Manaus, para conhecer projetos de proteção à floresta e melhoria de vida dos ribeirinhos (Divulgação/Secom)

Em visita oficial ao Brasil, a comitiva alemã busca fortalecer as relações econômicas e a cooperação na proteção climática e conhecer ações de conservação para entender as prioridades de aplicação de recursos por meio do Fundo Amazônia. A delegação é formada por representantes de empresas de setores como bioeconomia, energia e tecnologia, além da imprensa alemã.

“Para nós é muito intrigante saber como vocês vivem dentro da floresta e, ao mesmo tempo, protegem a floresta, porque na Alemanha, os alemães desmataram muito e esperamos que vocês encontrem essa forma de proteger a floresta, fazendo um trabalho melhor do que nós”, declarou o vice-chanceler em discurso aos moradores da comunidade, em sua maioria indígenas Kambeba.

Além do governador e da comitiva alemã, também estiveram na comunidade o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Eduardo Taveira, e o diretor-presidente da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Virgílio Viana.

Comunidade Três Unidos

A Comunidade Três Unidos é uma das 13 que integram a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro, Setor Aturiá-Apuauzinho. Na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), o Estado, por meio da Sema, tem apoiado atividades como o monitoramento e a conservação de quelônios no Rio Cuieiras e o Turismo de Base Comunitária.

“Para mim, é um sonho, um representante da Alemanha vir conhecer a minha comunidade, desse povo Kambeba. Para mim, é muito gratificante, mais ainda, receber o governador, não só para mim, mas para a comunidade é uma felicidade”, disse o tuxaua da comunidade, Waldemir da Silva.

Em parceria com a Amazonas Energia, a comunidade recebeu a instalação de kits de energia solar, do Programa Mais Luz para a Amazônia, com a implantação de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes. A previsão é de instalação de 462 kits.

Os investimentos do governo da Alemanha, por meio de uma cooperação oficial, têm gerado frutos como ações de prevenção e combate ao desmatamento (Divulgação/Secom)

Além disso, a comunidade é uma das beneficiadas pelo Acordo de Pesca do Rio Cuieiras, que esteve fechado durante dois anos para reposição dos estoques pesqueiros e que, neste ano, abre suas atividades para pesca comercial e esportiva, como fonte de renda comunitária. A área protegida deve ser beneficiada com outro acordo de pesca ainda neste ano.

Cooperação alemã

Na comunidade, o governador destacou que seu primeiro compromisso oficial deste segundo mandato, no dia 2 de janeiro, foi o de receber o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, no Teatro Amazonas, que esteve também em visita oficial ao Brasil para conhecer ações e projetos ambientais, e reforçou que o governo alemão tem sido o maior parceiro internacional do Estado em diversas frentes.

Os investimentos do governo da Alemanha, por meio de uma cooperação oficial, têm gerado frutos como ações de prevenção e combate ao desmatamento, incluindo a estruturação da sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), além de um projeto voltado a agricultores de incentivo ao uso sustentável do solo em Unidades de Conservação (UCs) estadual.

Em parceria com o Governo da Alemanha, o Governo do Amazonas tem realizado, de forma inédita, a remuneração de 233 brigadistas florestais, em 12 municípios prioritários, para auxiliar no combate às queimadas no interior do Estado: Apuí, Novo Aripuanã, Manicoré, Lábrea, Humaitá, Boca do Acre, Barreirinha, Parintins, Canutama, Boa Vista do Ramos, Maués e Nhamundá.

Além disso, o Estado viabilizou aquisições permanentes para estruturação de brigadas municipais e equipamentos para monitoramento aéreo ambiental. Em 2022, foram entregues mais de R$ 1,7 milhão em equipamentos para brigadas, nos 12 municípios.

Os recursos são provenientes do Banco Alemão de Desenvolvimento KfW, fruto de um contrato firmado com o Governo do Amazonas, por meio da Sema, para execução do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Amazonas (Profloram).

(*) Com informações da assessoria
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.