No AM, brigadistas de Unidades de Conservação participam de curso gratuito de captação de projetos

Curso será oferecido de forma online, em três aulas remotas (Divulgação)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Fundação Vitória Amazônica (FVA) realiza, nos próximos dias 17, 19 e 23 de março, em Novo Airão (AM), o curso “Captação de Recursos e Elaboração de Projetos” para incentivar brigadistas de áreas de conservação do Amazonas a buscar financiamento para as suas próprias iniciativas.

O curso é financiado pela organização não governamental WWF Brasil, por meio do seu fundo emergencial para combate a incêndios florestais, e será oferecido gratuitamente, online, em três aulas remotas.

PUBLICIDADE

Participarão do curso, 20 brigadistas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e do Rio Negro, ambas localizadas próximas a Manaus, a capital do Amazonas, que compõem o Mosaico do Baixo Rio Negro (MBRN). Os brigadistas, bombeiros e técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) receberão a formação.

Curso é financiado pela organização não governamental WWF Brasil (Divulgação)

De acordo com o responsável pelo curso, o cientista ambiental Marcos Pinheiro, a proposta é oferecer aos brigadistas ferramentas de trabalho para a elaboração de projetos voltados à captação de financiamento para as atividades que eles propõem desenvolver nas UCs onde estão instalados.

“Dividimos o curso em três aulas virtuais para que os alunos possam evoluir na formulação do problema até a formatação de uma proposta de projeto que já sirva à apresentação para alguma instituição financiadora. Além disso, vamos explorar ferramentas digitais que auxiliam na formulação desse projeto”, explica Marcos Pinheiro.

Esta é a terceira etapa da formação dos brigadistas destas UCs. O primeiro curso foi voltado ao trabalho da brigada de incêndio, um grupo de organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar numa área previamente estabelecida, na prevenção, no abandono e no combate a um princípio de incêndio, cujos integrantes estejam aptos a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas. O segundo módulo envolveu atividades de campo.

“O treinamento é requisito indispensável para que estes brigadistas sejam contratados, no âmbito estadual, para atuar em áreas de conservação na prevenção e combate a incêndios”, finaliza Marcos Pinheiro.

Brigadas florestais

Na proteção aos incêndios florestais, uma brigada de incêndios trabalha principalmente em três frentes: prevenção, monitoramento e combate. Normalmente, no período chuvoso a brigada preocupa-se principalmente com a prevenção dos incêndios fazendo campanhas de educação ambiental com a população, entre outras atividades. Já no período de seca (período crítico para incêndios florestais), as brigadas se preocupam principalmente com o monitoramento, mas, quando necessário, também combatem o fogo.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.