Governo do Amazonas abre 2,5 mil vagas de qualificação para preencher empregos com carência de mão de obra

Imagem de Carteira de Trabalho e Previdência Social (Divulgação)
Com informações da assessoria

MANAUS – De janeiro até a primeira quinzena de agosto deste ano, o Governo do Amazonas criou 2.580 vagas em cursos de qualificação profissional para preparar trabalhadores a ocuparem vagas de emprego com carência de mão de obra especializada, em Manaus. Os cursos são definidos com base na informação das empresas que enfrentam dificuldades para contratação.

O programa de cursos foi idealizado pelo governador Wilson Lima com o objetivo de facilitar a intermediação de mão de obra pelo Sistema Estadual de Emprego do Amazonas (Sine Amazonas), responsável pelo recrutamento de trabalhadores para empresas de vários segmentos.

Titular da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), André Mota afirma que a área do comércio é o setor que mais demanda habilidades específicas de quem está buscando uma vaga no mercado de trabalho. Para isso, ele destaca o empenho da secretaria em buscar cooperações técnicas com entidades governamentais e instituições privadas.

PUBLICIDADE
Titular da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), André Mota (Divulgação)

“Cedemos as salas e materiais que os alunos possam precisar, toda a estrutura e a entidade entra com a aula teórica e prática. É uma parceira que tem dado um resultado muito bom e a maioria dos alunos está saindo empregado. Da mesma forma que a empresa está dando o curso, outras empresas estão fazendo entrevistas, analisando e aproveitando essa mercadoria que está sendo preparada”, explicou.

Ainda conforme o secretário, o órgão realiza a busca de pessoas já cadastradas no Sine Amazonas para participação nos cursos de qualificação, seja com foco no preenchimento de vagas no mercado formal ou para seguir novos caminhos por meio do empreendedorismo.

“Nós estamos injetando mercadoria de qualidade para os empresários no mercado formal, mas também as pessoas que não estão se adequando ao mercado formal a gente trabalha eles no mercado empresarial, ajudando a construir a própria empresa”, afirmou Mota.

Desempregado há dois meses, Edvan Reis, de 48 anos, atuava como vigilante em uma empresa privada. Após se inscrever no curso de instalação de ar-condicionado e manutenção, ofertado pela Setemp em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), ele viu as próprias chances aumentarem no mercado de trabalho.

(Divulgação)

“Fiz o curso, a nossa turma era muito unida e tivemos um bom aproveitamento. Deixei o currículo aqui no Sine, passou uns dois dias e me chamaram para uma entrevista de emprego. Fiz a primeira fase da entrevista, fui selecionado para a segunda fase, que foi hoje, e já estou selecionado para o final do mês para uma outra fase, que já é na prática, na empresa. Está de parabéns toda a equipe do Sine”, elogiou Edvan.

Os interessados em realizar cursos de qualificação ou ter acesso aos editais abertos com vagas a serem preenchidas devem acessar o Portal do Trabalhador, no site www.portaldotrabalhador.am.gov.br. Orientações para o público em geral também são fornecidas no Sine Amazonas, localizado na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, zona centro-sul de Manaus.

Lista dos cursos ofertados
Técnicas de Venda;
Técnicas de Atendimento ao Cliente;
Manutenção e Reparo em Refrigeração;
Libras Básico;
Agente de Portaria;
Assistente Administrativo;
Instalação e Manutenção de Ar condicionado;
Excel Básico;
Estatística Básica;
Cálculo de Consumo de Energia Elétrica;
Metrologia, Gestão de Processos;
Direitos e Deveres do Cipeiro;
Treinamento Básico Operacional (TBO)
Assistente Administrativo;
Comandos Elétricos e Inversor de Frequência;
Auxiliar de Contabilidade;
NR18 e NR35.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.