Homem é linchado após falsa acusação de roubo

Osil Vicente Guedes, 49, foi brutalmente espancado após falsa acusação de roubo de moto. Ele morreu nesse domingo, 7. - @osil.gudes no Facebook
Da Revista Cenarium*

SÃO PAULO – Um homem de 49 anos foi brutalmente agredido após falsa acusação de que teria roubado uma moto em Guarujá (a 83 km de SP). A vítima, Osil Vicente Guedes foi internado em estado grave no Hospital Santo Amaro na última terça-feira, 2, e morreu neste domingo, 7.

Testemunhas disseram à Polícia Militar que as agressões começaram depois de uma pessoa ainda não identificada gritar “pega ladrão” em direção à vítima, que circulava de moto pelo bairro Vicente de Carvalho. O dono do veículo, no entanto, disse em depoimento que conhecia Guedes e que tinha emprestado a moto para ele.

Leia também: Manaus tem maior índice de linchamentos entre três cidades estudadas; foram 78 registros em 2020

Parte das agressões foi registrada em vídeo por um motorista. As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram a Guedes no chão, ao lado da motocicleta, sendo atacado por moradores do bairro com tapas e golpes de capacete.

PUBLICIDADE

As imagens ainda mostram a vítima ser arrastada e golpeada violentamente com um pedaço de madeira na cabeça, antes de cair desacordada no asfalto. Enquanto grava, o autor do vídeo diz “não tá bom pra ladrão de moto, não. Ladrão de moto tá se lascando”.

O dono da moto, José Alexandre de Freitas, 55, disse em depoimento que emprestou o veículo, modelo CG 150, ao amigo naquele dia. Guedes tinha arrendado o ferro velho de Freitas e usou a moto para buscar a chave do comércio.

Leia também: Especialista explica possíveis punições aos agressores de casal negro no Carrefour

Segundo o amigo, Guedes era trabalhador e não se envolvia em confusão.

O caso foi registrado inicialmente como lesão corporal no 2º DP de Guarujá, mas a natureza da ocorrência foi alterada para homicídio após confirmação da morte encefálica.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o irmão da vítima prestou depoimento e novas diligências serão realizadas pela equipe de investigação. A pasta não informou se já identificou algum suspeito das agressões.

Entrevista com o ex-marido da Fabiane Maria de Jesus, Jaílson Alves das Neves, que foi morta brutalmente por vizinhos após ser acusada de magia negra
Entrevista com o ex-marido da Fabiane Maria de Jesus, Jaílson Alves das Neves, que foi morta brutalmente por vizinhos após ser acusada de magia negra. (Keiny Andrade/UOL)

Há nove anos, também em Guarujá, um boato iniciado na internet levou à morte a dona de casa Fabiane Maria de Jesus, linchada por moradores do bairro Morrinhos. A mulher foi acusada de sequestrar crianças para a realização de rituais de magia negra.

Vizinhos teriam confundido a vítima com suposta criminosa a partir de um retrato falado publicado em uma página do Facebook. Fabiane estava caminhando até a igreja quando começaram as agressões, que duraram cerca de duas horas. Cinco pessoas foram presas e condenadas a 30 anos de reclusão pelo crime.

(*) Com informações da Folhapress

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.