25 de fevereiro de 2021

Com informações do G1

SÃO PAULO – Inácia Sousa da Silva, de 110 anos, foi vacinada contra a Covid-19 em Guarujá, no litoral de São Paulo. Natural da Paraíba, com cinco filhos e dez netos, ela superou a pandemia da gripe espanhola. Após receber a primeira dose, ela disse ainda que quer viver muito mais.

Por volta das 15h, dona Inácia chegou ao drive-thru montado em frente à Unidade de Saúde da Família (Usafa) Jardim dos Pássaros. A vizinha dela, Elizabete Alvez, levou a amiga para tomar a vacina. Ainda na fila, uma equipe que valida a documentação ficou surpresa ao ver o RG da idosa e verificar a data de nascimento dela: 15 de abril de 1910.

Segundo a Prefeitura de Guarujá, Inácia é natural de Queimadas, na Paraíba. Ela contou à equipe que deixou a cidade natal há mais de 70 anos e chegou ao litoral paulista com o marido e os três filhos. Depois, foi mãe mais duas vezes. Dos cinco filhos, apenas dois estão vivos e, ao longo da vida, ela ainda ganhou 10 netos.

Inácia Sousa da Silva nasceu no dia 15 de abril de 1910 e foi vacinada em Guarujá (Divulgação/Prefeitura de Guarujá)

Aos 110 anos, depois de superar a pandemia da gripe espanhola, Inácia deu o primeiro passo para também vencer a Covid-19. Após receber a primeira dose da vacina, ela tirou a máscara de proteção somente para tirar uma foto e poder exibir o cartão que comprova a imunização.

“Estou muito bem, só as dores na coluna que não deixam eu me movimentar como eu gostaria. Estou muito feliz em tomar a vacina. Quero viver muito mais, ainda”, disse Inácia à equipe da prefeitura.

Amiga e vizinha levou dona Inácia, de carro, para tomar a vacina contra a Covid-19 (Divulgação/Prefeitura de Guarujá)