Vídeo: jacaré ‘Tico’ é resgatado, em Manaus, e era visita constante em residência

'Tico' era praticamente uma visita ilustre que semanalmente aparecia no bueiro da Av. Guaranás, na Cidade Nova, em Manaus (Reprodução/Internet)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um réptil da espécie ‘jacaretinga’ (Caiman crocodilus), medindo cerca de um metro, foi capturado na tarde desta segunda-feira, 12, na Avenida Guaranás, no bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus. O animal foi dominado por moradores que o imobilizaram e, em seguida, amarraram o focinho do animal para evitar acidentes.

De acordo com as imagens gravadas em vídeo de celular, o jacaré foi retirado de um bueiro que fica em frente da casa de uma mulher identificada como Priscila Frasão. “Um rapaz viu ele no bueiro e decidiu retirá-lo para fora do esgoto, para levar para outro local mais seguro, longe daqui das casas porque podiam maltratar dele”, explicou a moradora.

PUBLICIDADE

Segundo Priscila, ‘Tico’, como assim o denominaram as crianças da rua, já era um habitué naquela área. Pois sempre retornava ao local. “Ele aparecia por aqui ao menos duas vezes por semana e as crianças já estavam acostumadas com ele, tanto é que resolveram lhe chamar carinhosamente de ‘Tico’”, contou Priscila.

Animal de estimação?

Ainda segundo Priscila Frasão, o animal deveria habitar o esgoto que corta a via da ‘Baixada Fluminense’, apelido popular daquela área da Cidade Nova. “Acho que ele cresceu aí no esgoto porque sempre o vemos por aqui, agora o pessoal levou ele para uma lagoa mais distante, acho que é melhor pra ele”, avaliou.

Questionada se ele era tratado como ‘animal de estimação’, Priscila negou. “Não, não! O máximo que a gente fazia, assim que ele aparecia era dar restos de carne e frango para ele, fora isso, as crianças ficavam admirando”, resumiu. “Mas, agora acredito que ele não irá voltar mais para cá”, ponderou.

Com a expansão da cidade e poluição de seus habitats, é comum ver jacarés em alguns pontos de Manaus. O mais famoso deles é a família de jacarés que habitava a margem do igarapé do Mindu, no conjunto Eldorado, Zona Centro Sul. Resistentes à poluição e com estômagos capazes de digerir quase tudo, esses animais são grandes sobreviventes em áreas degradadas.

Assista ao vídeo:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.