Jornalista e advogada, Luciana Santos comanda 3ª temporada do Cenarium Diversidade

Luciana Santos é a nova apresentadora do Cenarium Diversidade (Revista Cenarium)
Luciana Santos – Da Revista Cenarium

MANAUS – O programa Cenarium Diversidade inicia a terceira temporada nesta quarta-feira, 7, às 21h, no canal TV Cenarium Amazônia, no YouTube. A atração passa a contar com a apresentação da jornalista e advogada Luciana Santos, que debaterá a temática dos Direitos Humanos em suas mais diferentes formas. Entre os convidados, estão pesquisadores, professores, artistas, escritores, empreendedores, líderes comunitários e de movimentos sociais.

Segundo a apresentadora, a proposta é debater temas atuais e relevantes, com uma visão interseccional e crítica, contribuindo para que o telespectador tenha acesso a um ponto de vista contra hegemônico e que nem sempre é explorado pela mídia tradicional.

Nossa intenção é que possamos fazer uma desconstrução coletiva, rompendo com a história única que nos foi imposta, e que é tão perigosa e limitante”, afirmou.

PUBLICIDADE

De acordo com Luciana, apesar da seriedade dos temas abordados, a intenção é de que sejam explorados de uma maneira acessível, que contemple variados públicos. “Iremos manter também os temas voltados a comportamentos e sexualidade, assuntos característicos das temporadas anteriores do programa”, explicou.

No primeiro episódio, Luciana Santos recebe as jornalistas Ivânia Vieira e Paula Litaiff (Revista Cenarium)

Primeiro episódio

No programa de estreia, o tema abordado é a “Ética na cobertura jornalística envolvendo grupos vulneráveis”, e as convidadas são as jornalistas Ivânia Vieira e Paula Litaiff, ambas com vasta experiência na imprensa amazonense.

“Durante o bate-papo, conversamos sobre o compromisso social do jornalismo, a formação dos novos profissionais, os desafios da profissão na Amazônia, o sensacionalismo e a perpetuação de estereótipos, dentre outros aspectos do fazer jornalístico com foco na postura ética da profissão”, contou Luciana Santos.

Luciana Santos é jornalista, advogada e mestre em Direito Constitucional (Revista Cenarium)

Nova fase

A apresentação do Cenarium Diversidade marca uma nova fase na vida profissional de Luciana Santos, que tem 20 anos de carreira. Jornalista graduada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), atuou em jornais impressos, em assessoria de parlamentares e há 11 anos é servidora pública.

“A televisão é um novo desafio e recebi com muita alegria o convite feito pela Cenarium. É uma oportunidade de me reinventar depois de tantos anos de profissão. Mas tem também um caráter simbólico, de ocupação de espaços. Não é comum ter apresentadoras pretas nas televisões locais e garantir representatividade é extremamente importante num Estado que historicamente invisibiliza a presença e contribuição negra”, destaca.

Além de jornalista, Luciana Santos é advogada, com mestrado em Direito Constitucional (Ufam), especialista em Direito Público pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especialista em Direitos Humanos e em Processo Civil (Complexo Educacional Renato Saraiva), especialista em Africanidades e Cultura Afro-brasileira (Anhanguera Uniderp), especialista em Docência no Ensino Superior (Anhanguera Uniderp), e possui MBA em Marketing e MBA em Gestão empresarial (Universidade Gama Filho). 

Os títulos acadêmicos são necessários quando você é uma mulher negra e periférica, mesmo não garantindo que você terá ascensão social e respeito. Mas o que me define como ser humano é a luta por direitos, é ter consciência de raça, gênero e classe. É saber que meu corpo é político e que o utilizo, com tudo que aprendi, em prol de uma sociedade mais igualitária, assim como meus antepassados fizeram. É preciso molhar os caminhos para as próximas gerações”, finalizou.

Leia também:
‘Dia Nacional da Adoção’: Cenarium Diversidade traz uma edição especial para responder as principais dúvidas sobre o tema
Cenarium Diversidade: O Lugar de Fala da Mulher na Política
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.