Justiça manda apagar post ‘fake’ de Braga contra Wilson Lima sobre reajuste de gasolina


10 de setembro de 2021
Justiça manda apagar post ‘fake’ de Braga contra Wilson Lima sobre reajuste de gasolina
Senador espalhou uma fake news sobre o aumento do ICMS no diesel do Amazonas como se fosse atual (Samuel Knf/Cenarium)
Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS – Após a CENARIUM publicar que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) espalhou fake news sobre o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no diesel do Amazonas, uma decisão publicada nesta sexta-feira, 10, pelo juiz Paulo Fernando de Britto Feitoza, da 4ª Vara da Fazenda Pública, determinou que o parlamentar pare de veicular notícias falsas sobre o tema, com prazo de 24h para retirada de qualquer publicação que atribua ao governo amazonense a responsabilidade pelo aumento dos combustíveis no Estado.

A decisão atende ao pedido de antecipação de tutela antecedente ajuizado pelo Estado do Amazonas contra o senador e o Facebook. Na publicação, o magistrado determina ainda que os réus divulguem, no prazo de três dias, o direito de resposta na mesma rede social, o Instagram, e nos mesmos moldes em que foi publicada a fake news.

Veja também: Braga espalha fake news sobre ICMS e Wilson Lima rebate

Feitoza também determina que o senador e o Facebook publiquem, no prazo de três dias, uma retratação na rede social e nos mesmos moldes da postagem da fake news, esclarecendo a todos os seus seguidores que as acusações feitas envolvendo o requerente são inverídicas. Caso não ocorra o cumprimento das medidas, os réus responderão solidariamente com a multa diária de R$ 10.000,00, sem limite de dias.

A publicação

Na publicação feita nas redes sociais, na sexta-feira, 3, Braga usou uma matéria com mais de seis meses atrás sobre o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no diesel, como se fosse atual, para criticar o Governo do Amazonas.

Visando a provável candidatura nas eleições de 2022, o político se coloca como oposição ao governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC). A mudança citada no post, sobre a base de cálculo do imposto, ocorreu na época, em todo o Brasil, atendendo a um entendimento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Logo após a publicação do senador do MDB, o governador do Amazonas rebateu o post em sua conta no Twitter. “É mentirosa e leviana a afirmação feita pelo senador Eduardo Braga e o jornal ligado à sua família sobre aumento de ICMS do diesel (no Amazonas)”, afirmou Lima.

O Amazonas tem uma das menores alíquotas de ICMS do Brasil, segundo o site nacional e especializado no assunto, o “Valor Econômico”. O veículo de comunicação noticiou que o governo do Estado amazonense mantém um dos menores índices de ICMS do País, com apenas 25% sobre o preço dos combustíveis.

Além do Amazonas, o Amapá, Roraima, Acre e Mato Grosso, que fazem parte da Amazônia Legal, mantiveram o mesmo percentual, segundo o Valor.

Veja a decisão:

Outro lado

A equipe de reportagem da CENARIUM entrou em contato com o parlamentar, que até o fechamento deste material não havia se posicionado.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.