Libra Branding: agência de design premiada se dedica à criação de marcas na Amazônia

Agência tem foco na Amazônia (Composição: Weslley Santos/ Revista Cenarium - Foto: Gabriela Amaral)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O extenso território amazônico não é apenas sinônimo de sociobiodiversidade, não é apenas sinônimo de sociobiodiversidade – mas também um território criativo de onde floresceu um trabalho de desenvolvimento de marcas que carregam em suas embalagens e identidades visuais a cultura e a tradição de um dos biomas mais ameaçados do país e, sem dúvida, o de maior visibilidade global.

Idealizada pelo designer e publicitário Berna Magalhães em 2006, a agência Libra Branding começou pequena, mas sempre decidida a criar design com propósito para marcas que pensassem sobre seus impactos no planeta. “Nessa época pouco se falava sobre o conceito de branding no Pará, que representa uma estrutura mais consistente e sólida do que uma marca precisa comunicar. Nos aprofundamos no tema e a partir de 2017 focamos no desenvolvimento de marcas com sentido”, completa Berna.

Sócios da Libra Branding (Gabriela Amaral)

Apaixonado por desenho desde a infância, na faculdade Berna fazia padronagens e logos à mão e criava esboços de ilustrações e identidades visuais. Aos poucos foi fechando trabalhos como freelancer e decidiu trabalhar em um espaço físico junto com um amigo de faculdade, em 2005. Era o primeiro escritório da Libra Branding, localizado numa incubadora de design da Universidade Federal do Pará (UFPA). No espaço foram realizados os primeiros trabalhos de embalagem da empresa.

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Nesse processo conheci o design de forma mais pura: como um solucionador de problemas e como desenvolver estratégias e dar mais profundidade aos projetos. Foi este atalho que levou o caminho da Libra para o branding”, relembra o criador da agência. Depois de realizar trabalhos importantes na esfera local, como a identidade visual da cachaça Meu Garoto, a primeira cachaça de jambu patenteada do Brasil, a agência ganhou espaço local. O projeto nacional que garantiu visibilidade além da Amazônia foi o Empreender com Impacto + Biodiversidade, do Mercado Livre. A iniciativa selecionou empreendedores de diferentes biomas brasileiros que se dedicam a negócios que geram impactos socioambientais positivos a participarem de diferentes atividades, como mentorias e assessorias individuais para potencializar as vendas na plataforma Mercado Livre. Essas empresas receberam consultoria de imagem da Libra, para seus produtos com origem nos biomas Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal – e também Amazônia.

Metodologia própria

A Agência desenvolveu uma metodologia única para entender a essência de ideias, definir públicos, pilares e valores das marcas atendidas. É o método Ludovia, que utiliza um conjunto de ferramentas para analisar as necessidades dos clientes e do projeto por meio de imersão, definição de mercado, criação da personalidade de marca, desenho de novas ofertas e ativação de mercado.

Karol Alfaia, diretora estratégica de marca, complementa que a utilização da metodologia exclusiva “Ludovia” para entender a essência da ideia, definir públicos, pilares e valores foi essencial para o reconhecimento na área de criação. “Receber o prêmio foi a confirmação de que estamos trilhando o caminho certo e a validação do nosso método, que incorpora branding e design na Ludovia. Como estrategista de marca no projeto, o foco sempre foi dar voz e destaque aos verdadeiros protagonistas da Amazônia, os Amazônidas. Este prêmio, recebido como a agência destacada na Amazônia, fortalece ainda mais nosso papel como protagonistas e referência no campo do design social”.

Reconhecimento nacional

Durante a última edição da premiação Design for a Better World Award 2023, que aconteceu em dezembro de 2023, a Libra Branding, com o trabalho para a OnG Nossas, recebeu o prêmio na categoria Design Gráfico, UX, UI e Comunicação pelo branding do Projeto de Lei de Iniciativa Popular “Amazônia de Pé”.

O evento tem como objetivo homenagear soluções em design que impactam de forma positiva a sociedade em busca de um mundo melhor. O reconhecimento é o segundo prêmio recebido pela marca “Amazônia de Pé”, que já havia sido premiada em 2022, no Brasil Design Award, ganhando selo Prata na categoria Design Social.

Premiação Design for a Better World Award 2023 (Heron Godoy)

A excelência na criação de elementos visuais que capturam a essência da cultura amazônica e a mobilização da sociedade para a urgência da preservação foram os fatores que motivaram a premiação. O design da marca foi saudado pela sua capacidade de se conectar emocionalmente com as pessoas, transmitindo vitalidade, inquietação e ação. Os ícones criados para representar o bioma Amazônia, inspirados na xilogravura e carregados de significado histórico, evidenciam a profunda conexão com a cultura local.

Berna Magalhães explica que o branding para o “Amazônia de Pé” não se limitou a uma representação visual, sendo cuidadosamente construído para refletir a riqueza cultural e a importância da demarcação de terras amazônicas. “O projeto Amazônia de Pé, em particular, visa a redemocratização das terras da União, beneficiando povos indígenas, comunidades tradicionais quilombolas e outros. O objetivo é pressionar por mudanças por meio da participação popular. Participamos ativamente desde as primeiras discussões, contribuindo com ideias estratégicas, instrumentos de branding e até na escolha do nome. Apesar de parecer simples, ‘Amazônia de Pé’ carrega uma força simbólica, representando uma postura
de resistência e luta, como se estivesse em combate, em oposição a se render ou se curvar”.

Maioria feminina

A equipe da Libra Branding é composta majoritariamente por mulheres que atuam nas seguintes áreas: design de marca, diretoria estratégica de marca, relações institucionais e atendimento. “A capacidade de entendimento das mulheres é maior, assim como a capacidade de juntas encontrar soluções mais rápidas para os desafios que se apresentam.

Equipe da Libra Branding (Gabriela Amaral)

Pela própria estrutura da sociedade, fomos formadas para dar conta de muitas tarefas ao mesmo tempo e isso, de certa forma, se apresenta como algo positivo no ambiente profissional. A sensibilidade, o cuidado com os detalhes e até um certo grau de perfeccionismo é algo que também vejo como positivo em trabalhar em uma equipe composta por 80% de mulheres”, afirma Aline Paes, sócia-diretora, estrategista de marcas e relações-públicas da Libra.

Sobre a Libra Branding

A jornada da agência começou em 2006 com design de marcas e produtos. Ao longo dessa trajetória, amadureceu sua atuação e compreensão sobre ideias e negócios – e seus impactos no mundo. Hoje, a agência desenvolve projetos de design, comunicação e marketing e – por estar na Amazônia – atende marcas com relações relevantes com a região em seu território, tradições, cultura, pessoas e biodiversidade.

Premiações

Design for a Better World Award 2023
Troféu Curupira
Categoria: design gráfico
Branding: Amazônia de Pé

Prêmio da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) em 2023
Prata
Medalha Prata
Categoria: design gráfico de bebidas não alcoólicas
Marca: Raízes do Açaí

Brasil Design Award 2022
Medalha Prata
Categoria: Design Social.
Branding: Amazônia de Pé

Prêmio da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) em 2021
Medalha Bronze
Categoria: Estratégia, Branding e Marketing 2021
Embalagem: Natureza Blaus

Participações relevantes

-Empresa de design da Região Norte selecionada para participar do mercado de Indústrias Criativas do Brasil 2021(MICBR)
-Selecionada pelo terceiro ano consecutivo para o Programa Design Export 2022-2023 da Apex-Brasil e Centro Brasil Design
-Membro do Grupo de Trabalho para a construção do Plano Estadual de Bioeconomia do Estado do Pará (GT PlanBio 2022)
-Artigo selecionado para apresentação no VII Congresso Internacional de Branding 2022

(*) Com informações da Assessoria



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