‘Líderes que Inspiram’ encerra atividades do ano com juventude atendida pela Associação ‘O Pequeno Nazareno’

Encontro acontece na sexta-feira, 1º; Projeto do Instituto Nelson Willians (INW) já contou com a participação de 1.243 jovens este ano, sendo 450 apenas do Amazonas (Divulgação)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS – Iniciativa de voluntariado social do Instituto Nelson Willians (INW) voltada para ampliar as perspectivas educacionais e profissionais das juventudes atendidas por organizações sociais, o projeto “Líderes que Inspiram” encerra as atividades do ano em Manaus com uma ação especial na “Associação Beneficente O Pequeno Nazareno”. O evento acontece nesta sexta-feira, 1º, das 13h às 17h, destinado a jovens atendidos pela entidade parceira da organização do terceiro setor.

Presidente do INW – organização sem fins lucrativos criada em 2017, que atua pela democratização de oportunidades e a mitigação das desigualdades sociais existentes no país –, a advogada e administradora Anne Wilians destaca que o objetivo do encontro é inspirar e mobilizar esses jovens por meio das experiências de vida compartilhadas pelos voluntários do projeto. Ao todo, 1.243 jovens participaram do “Líderes que Inspiram” este ano, sendo 450 do estado do Amazonas

Presidente do INW, advogada e administradora Anne Wilians (Divulgação)

“Esses encontros proporcionam um ambiente rico em trocas e inspiração. Durante esse período, nossos voluntários compartilham suas histórias de vida, permitindo que as juventudes beneficiárias ampliem suas visões sobre as diversas possibilidades de trajetória. Essa conexão direta proporciona ao público participante a oportunidade de desenvolver repertórios significativos nas esferas pessoal, profissional e educacional, a partir do contato com narrativas reais”, pontua a presidente.

PUBLICIDADE

Supervisora jurídica da iniciativa desenvolvida pelo braço de investimentos sociais do Nelson Wilians Advogados e voluntária-embaixadora da unidade do escritório em Manaus, a advogada Bruna Magalhães detalha que o encontro abordará o desenvolvimento educacional e profissional, considerando o percurso desse desenvolvimento, as possíveis escolhas, o estabelecimento de metas e o enfrentamento das dificuldades.

“Optamos por realizar um dos últimos eventos do ano na OSC Pequeno Nazareno considerando a parceria consolidada e o território mobilizado. Além disso, destacamos o incrível trabalho que realizam com os jovens, tornando a parceria significativa e alinhada com os objetivos do Instituto”, afirma.
Sócio-diretor da Nelson Wilians Advogados, atuando em Manaus, o advogado Sergio Vieira enfatiza que o Instituto faz questão de capacitar o voluntariado para que a execução seja autônoma e os pontos focais garantam o roteiro de ação no dia, possibilitando expandir o projeto e a quantidade de territórios mobilizados.

“As principais conquistas do projeto passaram pela conexão com diferentes territórios e realidades, pela sólida parceria com organizações sociais alinhadas aos nossos propósitos e, claro, pela inspiração direcionada aos jovens atendidos, que puderam ampliar seus repertórios de ação e possibilidades para o desenvolvimento pessoal e educacional”, salienta.

Impacto Social

Mais de 64 mil pessoas e mais de 280 organizações sociais parceiras que trabalham na educação profissionalizante e inclusão produtiva de jovens já foram impactadas diretamente pelos projetos do INW em Educação e Direito, realizados em Manaus e em outras quinze cidades do Brasil (São Paulo, Campo Grande, Goiânia, Natal, Curitiba, Brasília, João Pessoa, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Luís, Belo Horizonte, Belém, Recife, Fortaleza e Salvador).

Além do “Líderes que Inspiram” – que permite que jovens atendidos em organizações sociais parceiras tenham acesso ao ambiente profissional do Nelson Wilians Advogados –, outros projetos são desenvolvidos no Amazonas merecem destaque: “Compartilhando o Direito”, com atuação em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) nas comunidades ribeirinhas e indígenas, como a Comunidade do Tumbira e Aldeia Três Unidos, do Povo Kambeba, para levar conhecimento e ações de conscientização sobre direitos fundamentais; e o “Cidadaniar”, projeto em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), firmado em abril de 2022, para fomentar a educação para a cidadania global em comunidades vulneráveis em algumas regiões do Brasil, incluindo o estado do Amazonas.

(*) Com informações da Assessoria

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.