Lula vence a eleição e será presidente do Brasil pela terceira vez

Lula ganhou com 59.630.140 de votos (Matheus Moura/CENARIUM)
Fábio Leite – Da Revista Cenarium

MANAUS – Luiz Inácio Lula da Silva é o novo presidente do Brasil. Após receber 59.563.912 votos (50,83%), Lula é reconduzido ao cargo de presidente da República e vai comandar o País pela terceira vez, após 98,81% das seções totalizadas. Em uma disputa acirrada contra o candidato à reeleição Jair Bolsonaro, o petista virou a votação contra o atual presidente já no fim da apuração e confirmou a vitória. Bolsonaro ficou com 57.627.462 dos votos (49,17%).

A preocupação com a Amazônia é um dos fatores que deu a Lula a vitória na maioria dos Estados do Norte do País. O petista tem como propostas para a região a criação de um ministério direcionado aos povos originários, com a participação de indígenas no comando da pasta, gerando assim inclusão dessa população.

Nós vamos ganhar as eleições para poder cuidar da Amazônia e não permitir que haja invasão em terra indígena, garimpo ilegal, e muito menos alguém querer plantar milho, soja ou algum outro produto no lugar que não se pode plantar”, declarou o petista em um dos últimos debates na TV ao defender a preservação ambiental.

PUBLICIDADE

O novo presidente tem uma visão de proteção para a região. Lula já se mostrou contrário às práticas do garimpo ilegal em Terras Indígenas (TI) e em Unidades de Conservação (UC). Além de defender o retorno do Ministério da Pesca e que a agricultura nacional passe a recorrer de práticas que visem a promoção do baixo carbono.

Propostas e desafios

Em uma campanha marcada por ataques, Lula superou a estratégia usada por Jair Bolsonaro e conseguiu convencer a maioria da população que o seu governo é o melhor para o País ao prometer o aumento real do salário mínimo, a isenção do imposto de renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês, o fortalecimento do SUS, a não privatização de empresas públicas, além de outras propostas que visam a maior participação do Estado.

O petista precisará de jogo político para lidar com um Congresso de oposição. A bancada conservadora terá maior participação na próxima legislatura. Lula já afirmou que irá combater o “Orçamento Secreto”; e uma das propostas do novo presidente é contar com a participação popular por meio do “Orçamento Participativo”, projeto já utilizado nos primeiros mandatos do petista.

No Amazonas, Luiz Inácio derrotou Bolsonaro com 50,94% dos votos válidos. A maioria das cidades amazonenses garantiu a vitória ao novo presidente, no Estado. Nem mesmo o resultado obtido em Manaus, que tem se mostrado um “polo bolsonarista” nas últimas eleições, fez com que Lula fosse derrotado por Jair Bolsonaro.

Perfil

Aos 77 anos, Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em Caetés, no interior de Pernambuco. Com uma vida voltada para a luta sindicalista, o ex-metalúrgico se fez representante da classe trabalhista, e pelo Partido dos Trabalhadores (PT) se tornou o 35° presidente do Brasil.

Governou o País pela primeira vez em 2003 e foi reeleito até 2010. Após superar acusações, processos e a prisão, Lula deu a volta por cima ao ser eleito presidente da República pela terceira vez.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.