Mais de 200 mil doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no AM

Seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), o plano de imunização no Amazonas prioriza as pessoas dos grupos prioritários. (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) divulgou neste sábado, 13, que o Estado já aplicou 200.350 doses da vacina contra a Covid-19. De acordo com os dados parciais do Programa Nacional de Imunização (PNI), 194.257 são decorrentes da primeira dose e 6.093 da segunda dose do imunizante. Os dados estão disponíveis no site da FVS-AM.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), o plano de imunização no Amazonas prioriza as pessoas dos grupos prioritários como: profissionais da saúde; povos indígenas aldeados; pessoas de 80 anos ou mais; pessoas de 75 a 79 anos e pessoas com 60 anos ou mais que estejam em instituições de longa permanecia. A distribuição das doses do imunizante são realizadas pelo governo no Estado, mas a vacinação é de responsabilidade da prefeitura de cada município.

PUBLICIDADE
Dados disponíveis no site da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) (Reprodução/FVS-AM)

Segundo o site da FVS, 68.217 profissionais da saúde já receberam a primeira dose, correspondente a 70,6% do total de 96.579 profissionais que serão contemplados com a imunização. 4.560 receberam a segunda dose da vacina. De 100.642 indígenas aldeados que receberão a vacina, 43.214 já receberam a primeira dose e 1.367 receberam a segunda dose do imunizante.

Dados disponíveis no site da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM) (Reprodução/FVS-AM)

Em um ranking de municípios que já imunizaram os grupos prioritários de acordo com o calendário, a capital Manaus lidera com 103.852 imunizados. Em seguida, o município de Tabatinga (1,106 quilômetros de Manaus) com 6.907 e São Gabriel da Cachoeira (6,6 quilômetros de Manaus) com 6.294 imunizados.

Decreto

Neste sábado, 13, o governador do Amazonas Wilson Lima informou, por meio de live, a prorrogação do decreto onde permite que serviços não essenciais continuem funcionando apenas na modalidade delivery e drive-thru. Também fica proibida a circulação de pessoas em via pública no período de 19h às 6h.

De acordo com Lima, a capital Manaus saiu da fase roxa da pandemia e seguiu para a vermelha, já o interior do Estado segue na fase mais crítica da pandemia.

Boletim epidemiológico

Conforme o boletim epidemiológico divulgado neste sábado pela FVS-AM, o Amazonas diagnosticou 1.828 novos casos de Covid-19, totalizando 294.322 casos confirmados pela doença no Estado. Ainda de acordo com o boletim, 66 óbitos em decorrência ao vírus foram confirmados elevando o número a 9.819 no total desde o início da pandemia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.