Manaus prepara hospital de campanha na zona Norte

Michele Portela

MANAUS – A capital do Amazonas terá um hospital de campanha, uma unidade hospitalar móvel, que será instalada temporariamente no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) do Lago Azul, zona Norte de Manaus. O hospital, que já começou a ser construído, terá até 144 leitos, exclusivamente pacientes com casos de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus. Deste total, 32 leitos comporão Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O anúncio da instalação do hospital foi feito nesta quarta-feira, 8, pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), com apoio do grupo hospitalar Samel, que será responsável pelo investimento de R$ 1 milhão de reais para instalar e manter o local, para atender pacientes em quadros clínicos de baixa complexidade.

“O Grupo Samel, em nome do empresário Beto Nicolau, fez questão em ser o primeiro a depositar. Ele estará doando R$ 1 milhão, até pelo compromisso assumido conosco e com a cidade de Manaus”, disse o prefeito.

O hospital de campanha é parte da ação da prefeitura de Manaus em pedir que empresas e empresários da cidade cooperem com iniciativas para o plano de combate à doença, especialmente, financiando ações específicas.

Hospital

A unidade será montada no Cime do Lago Azul, que possui 24 salas, as mesmas que serão adaptadas para ter seis leitos em cada. “A escola está pronta para ser entregue, mas entendemos que salvar vidas agora é muito mais importante”, disse o prefeito.

Para garantir o atendimento, prefeitura e Samel estimam convocar 15 médicos, 72 técnicos de enfermagem e 72 enfermeiros, por plantão.

“Estamos fazendo a toque de caixa. Já temos o tomógrafo, que foi adquirido e doado pelo grupo Transite, e estamos vendo o aparelho de raio-X. Nossa meta é termos também alguns leitos de UTI. Vamos fazer todas as alterações necessárias, que não sejam estruturais. Faremos tudo muito rápido dentro da escola, para colocá-la para funcionar como hospital”, afirmou Arthur Neto.

Doações

A partir da iniciativa com a Samel, outras empresas também demonstraram interesse em colaborar com o hospital de campanha. Pensando nisso, a prefeitura de Manaus abriu uma conta bancária onde poderão ser feitas doações. ]

A utilização desses recursos será exclusivamente para o enfrentamento à pandemia e, pregando pela transparência, estará disponível no site https://covid19.manaus.am.gov.br.

As doações podem ser feitas para – Banco: 001 (Banco do Brasil), Agência: 3563-7; Conta: 10.483-3; CNPJ: 04.365.326/0001-73.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO