Mato Grosso torna obrigatório uso de uniformes em escolas após flagra de kits no lixo

Uniformes foram distribuídos pela Secretaria de Estado de Educação (Reprodução/Secom-MT)
Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium

CUIABÁ (MT) — Após um flagrante registrado em vídeo que mostra kits de uniformes da rede estadual no lixo, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) publicou uma portaria nessa quinta-feira, 29, que torna obrigatório o uso de uniformes nas dependências das unidades escolares.

No vídeo registrado por uma testemunha na terça-feira, 28, diversos kits de uniformes foram encontrados em cestos de lixo no Bairro Bela Vista, em Cuiabá. As imagens tiveram grande repercussão entre autoridades e a população local.

Segundo o governo do Estado, foram investidos R$ 100 milhões na aquisição do material apenas para o ano letivo de 2024.

PUBLICIDADE

Conforme a portaria vigente, é requisito obrigatório que o estudante esteja uniformizado durante o horário de aula e ao participar de atividades curriculares e extracurriculares nas dependências da escola. A exceção é aplicável ao calçado, onde é permitida a substituição do tênis por outro tipo de calçado.

Antes de publicar a portaria, o governador Mauro Mendes (União Brasil) já tinha encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nesta quarta-feira, um projeto de lei no mesmo sentido de tornar obrigatório o uso nas escolas.

Entenda o caso

Um motorista gravou um vídeo no qual mostra recolhendo os kits com uniformes escolares da rede estadual que estavam no lixo. Os uniformes foram distribuídos nas escolas e fornecidos pela Seduc. O registro ocorreu na terça-feira, no Bairro Bela Vista, em Cuiabá.

A testemunha recolhe diversos kits de uniformes que supostamente teriam sido jogados pelos próprios estudantes. O vídeo teve grande repercussão nas redes sociais.

Por meio de nota, a Seduc informou que ocorreu uma reunião entre a escola frequentada pelos alunos em questão e seus responsáveis. A secretaria também declarou que iniciou um procedimento interno para investigar o incidente.

Vídeo mostra uniformes escolares descartados em lixeira (Reprodução)
Veja a portaria da Seduc-MT na íntegra:
Leia mais: CNMP pune ex-procurador-geral do Ministério Público de Mato Grosso por criticar Bolsonaro
Editado por Jefferson Ramos
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.