Mostra de Arte Indígena: Concultura entrega catálogo 2022 e faz chamamento para edição deste ano

O catálogo, de 62 páginas, reúne o trabalho diverso de 26 artistas que participaram da edição de 2022 (Priscilla Peixoto/Revista Cenarium)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o intuito de promover o reconhecimento do trabalho artístico dos criadores indígenas da capital, a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) realizaram nesta quarta-feira, 19, (data de celebração ao Dia dos Povos Indígenas), a entrega impressa do Catálogo da Mostra de Arte Indígena de 2022 e o chamamento para a nova Mostra de Arte 2023. O evento foi realizado no Museu da Cidade de Manaus (Muma), centro histórico da capital.

Essa mostra tem dois objetivos, primeiro a valorização dessas populações indígenas que vivem em Manaus e, principalmente, gerar oportunidade para artistas indígenas que, de modo geral, em 300 anos de história, não tinham oportunidade e nem espaço para mostrar os seus talentos. Estou muito feliz porque vai ficar o registro dessas obras por meio desse catálogo que está sendo lançado hoje”, declara o presidente do Concultura, Tenório Telles.

Presidente do Concultura Tenório Telles (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O catálogo de 62 páginas reúne o trabalho diverso de 26 artistas que participaram da edição de 2022, reforçando a ancestralidade e as belezas da Amazônia. De acordo com Tenório, a realização da 3ª edição da Mostra de Arte está marcada para o mês de setembro deste ano e com uma expectativa de mais participantes do que no ano passado, abrindo oportunidades para, ao menos, 50 artistas.

PUBLICIDADE
Leia também: Estudantes indígenas do Inpa convergem saberes étnicos à ciência

Também estamos anunciando a Mostra 2023 que será realizada em setembro, então, aproveitamos a oportunidade para fazer o chamamento aos artistas indígenas já se inscreverem no site do Concultura para participar da 3ª edição que esperamos que seja ainda maior, tendo em vista que a programação tem sido uma das ações mais importantes que iniciamos ao longo do nosso trabalho no Concultura”, convida Tenório aos interessados que para participar precisam passar por uma seleção de análise de curadoria.

Maira Bello Mura, artista indígena (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Para a artista Maira Bello Mura, o catálogo tem significado histórico. “É uma felicidade poder participar desse momento, que é uma história contada, tendo a minha ancestralidade, a minha origem e o meu povo. Isso, para mim, é muito marcante e para meus parentes também, cada um com suas técnicas, com sua arte, com peças carregadas de histórias e, agora, presente nesse livro que nos deixa honrados“, diz Maira Mura.

Mudanças

Para Tuniel Mura, que é natural do município de Autazes (distante 111 quilômetros de Manaus), a Mostra de Arte serviu como ponte de ampliação de mercado e mudança de vida. “Esse evento é muito especial para mim. Depois que participei dele, minha vida mudou. Tive mais procura, minha arte, em tela, e minhas pinturas corporais foram mais valorizadas e procuradas por pessoas e galerias, isso é muito significante para a gente que luta para viver da arte e sabemos o valor que ela tem”, diz o artista Mura.

Artista Tuniel Mura (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Mostra Indígena

Desde a sua primeira edição, realizada em 2021, a agenda tem atuado como um resgate cultural. Foi a primeira vez que Manaus realizou uma mostra genuinamente inédita, com produções e participações de oito artistas indígenas, à época.

A 2ª Mostra de Arte Indígena de Manaus, ocorrida no mês de outubro de 2022, contou com 26 artistas plásticos indígenas de 12 etnias, mostrando ao público suas telas, esculturas, vestimentas e artesanatos expressando culturas e cosmologia. A agenda é considerada uma das ações culturais mais expressivas do País, pelo reconhecimento que faz da ancestralidade indígena local.

O evento foi realizado no Museu da Cidade de Manaus (Muma), centro histórico da capital (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.