Na Amazônia, equipe de Saúde enfrenta cheia dos rios para atender comunidades


23 de maio de 2021
Na Amazônia, equipe de Saúde enfrenta cheia dos rios para atender comunidades
Equipe de saúde enfrenta forte correnteza (Reprodução/Twitter)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – O vídeo de uma equipe de saúde enfrentando forte correnteza para chegar à Comunidade São José, no município de Laranjal do Jari, no Amapá, viralizou nas redes sociais neste domingo, 23. A cena lembrou outro caso, o “drive-thru de vacinação” no Amazonas, quando um indígena foi vacinado dentro de uma canoa no meio do rio.

No registro publicado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade-AP) no Twitter, a equipe aparece em cima de uma embarcação improvisada. O condutor tenta chegar ao outro lado do rio com grande esforço, onde está isolada a comunidade devido à cheia do Rio Jari, lutando contra a correnteza que empurra a embarcação para o outro lado.

“Não há fronteiras para nossos heróis da saúde! Viva ao SUS!”, exalta a publicação, que já tem mais de 2,5 mil curtidas.

https://twitter.com/randolfeap/status/1396455596480778245

Cheia do Jari

No Amapá, a cheia dos rios já atingem quase 3 mil famílias em seis municípios: Laranjal do Jari, Vitória do Jaru, Pedra Branca do Amapari, Porto Grande, Serra do Navio e Vila Brasil. Segundo a defesa civil do Estado, só em Laranjal do Jari, 7,2 mil pessoas estão afetadas pela cheia do Rio Jari.

A prefeitura do município decretou situação de emergência e as equipes assistenciais realizam cadastro das famílias.

‘Drive-thru de vacinação’

Em janeiro deste ano uma imagem viralizou nas redes sociais e emocionou. No registro, divulgado no Facebook pela enfermeira Adriana Zurra, é possível ver o momento em que um idoso indígena está sendo imunizado contra a Covid-19 no meio do rio em Tefé (a 522 quilômetros), interior do Amazonas.

A cena seria comum, se não fosse um diferencial: a vacinação ocorre dentro de uma canoa, que é um meio de transporte geralmente utilizado para chegar às comunidades ribeirinhas e indígenas no Estado.

Na legenda da foto, que já tem mais de 1 mil compartilhamentos, a enfermeira se refere ao momento como “drive-thru de vacinação no Amazonas” e ainda reforça que “por trás dessa foto, tem toda uma equipe do Polo Base Kumarú que não mediu e nem mede esforços para levar saúde para as populações indígenas mais distantes”, disse no post.

Imagem viralizou nas redes sociais e mostra a realidade de ribeirinhos (Reprodução/Facebook)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.