Navio pesqueiro derrama 100 mil peixes mortos na costa da França

FV Margiris derramou 100 mil peixes mortos no mar, na França (Foto: Reprodução/Twitter/ Sea Shepherd)

Com informações da Folha S.Paulo

PARIS — O navio pesqueiro holandês FV Margiris, segunda maior embarcação do tipo no mundo, derramou mais de 100 mil peixes mortos na costa da França no Atlântico, formando um tapete de carcaças avistado por ambientalistas.

O derramamento, que aconteceu na manhã de quinta-feira, 3, foi causado por um rompimento na rede da embarcação, segundo a associação da indústria pesqueira PFA, que representa os donos do navio. Em comunicado, o grupo disse que o derramamento é uma “ocorrência muito rara”.

PUBLICIDADE

Por sua vez, o grupo ambientalista Sea Shepherd France, que registrou imagens do incidente, disse acreditar que se tratava de um derramamento de peixes indesejados, prática proibida pelas normas de pesca da União Europeia.

A ministra do mar da França, Annick Girardin, disse que as imagens dos peixes mortos são “chocantes” e que havia orientado as autoridades de supervisão de pesca do país a investigar o episódio.

Navios pesqueiros como o Margiris usam redes de mais de um quilômetro de extensão e processam os peixes em fábricas instaladas a bordo, prática criticada por ambientalistas.

Dados de tráfego marítimo do site marinetraffic.com mostravam na sexta-feira, 4, que a embarcação, de propriedade de empresa holandesa Parleviliet & Van der Plas e que navega com bandeira da Lituânia, continuava operando na costa da França.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.