No AM, eleitores com mais de 70 anos defendem importância do voto, mesmo sem obrigatoriedade

A população com 70 anos ou mais representa quase 10% de todo o eleitorado brasileiro.  (Arte:Mateus Moura)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A não obrigatoriedade para idosos com mais de 70 anos votarem não foi uma desculpa para aposentados que fazem questão de comparecer às urnas eletrônicas para depositar seus votos. A população dessa faixa etária ocupa quase 10% de todo o eleitorado brasileiro. 

Para idosos que já passaram dos 70 anos, o voto é facultativo, e são muitos os obstáculos que podem afastá-los das urnas, como exemplo a dificuldade de locomoção. No Amazonas, eleitores, como Sebastiana Alves, de 72 anos, precisam votar, neste segundo turno, para eleger o governador do Estado e o presidente da República.

Certeza eu tenho que não é obrigatório votar, mas eu voto porque eu gosto, eu tenho vontade, e sou brasileira, com muito prazer”, afirmou Sebastiana sobre o motivo que a fez cumprir o seu dever cívico.

PUBLICIDADE
Sebastiana Alves, de 72 anos (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Quanto a diferença que seu voto pode fazer, a aposentada diz que é preciso aguardar o resultado definitivo das eleições. “A diferença nós só vamos ver mais tarde, agora eu não posso te dizer”, complementou.

Violência

O advogado aposentado e deficiente visual Jocil da Silva Moraes, de 75 anos, alegou à reportagem que o pleito deste ano é de violência, já que muitos casos de agressão aconteceram durante período eleitoral.

Jocil da Silva Moraes, de 75 anos (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

A eleição está diferente, coisas que nas outras eleições não tinha. Muita bagunça, muita onda, muita briga, até crimes. Crime de bala, um matando o outro, morreu muita gente“, pontuou ele. “Eu vou cumprir a minha parte, se ele fizer a diferença eu fico satisfeito“, acrescentou Moraes.

Polarização

Já Raimundo dos Santos, de 71 anos, afirma que percebeu que as eleições deste ano estão muito polarizadas. O voto, segundo ele, servirá para eleger quem está no “caminho certo”.

“Eu acho bom votar todos os anos. Em toda eleição eu voto com o objetivo de eleger pessoas que a gente acha que está no caminho certo”, declarou.

Raimundo dos Santos, de 71 anos (Jander Souza/Revista Cenarium)

É uma competição muito grande, eu acho assim que está muito dividido, entre o cristianismo e o que não é. A gente vai ver quem vai vencer, o que é cristão e o que não é cristão. Está tudo mudado“, concluiu.

Candidatos

No Amazonas, o segundo turno é de disputa entre o governador Wilson Lima (União Brasil), que tenta a reeleição, e o senador Eduardo Braga (MDB), para o governo do Estado.

Para Presidência da República, assim como no restante do País, o voto será entre o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também tenta a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.