No Amapá, Lula apresenta 46% das intenções de voto contra 36% de Bolsonaro, aponta pesquisa Ipec

O ex-presidente soma 46% dos votos válidos contra 36% do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro em cenário estimulado (Reprodução)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – O candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no Estado do Amapá. O ex-presidente soma 46% dos votos válidos contra 36% do atual presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro em cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados). O levantamento realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec) foi divulgado pela Rede Amazônica nesta quinta-feira, 29.

A pesquisa mostra ainda a candidata Simone Tebet (MDB) ocupando o terceiro lugar, com 8% das intenções de voto na região. Logo em seguida, com 7%, vem o candidato Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União) com 2% e Padre Kelmon (PTB) com 1%. Os candidatos Felipe d’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Eymael (Democracia Cristã) e Léo Péricles apresentaram 0% das intenções.

Questionados pelo Ipec como os eleitores amapaenses avaliam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), 31% responderam como ótimo ou bom, 25% classificaram como regular, 44% para ruim ou péssimo e 1% não souberam avaliar.

PUBLICIDADE

A pesquisa AP‐05843/2022 registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número BR-03093/2022, foi realizada de 27 a 29 de setembro, em 13 municípios do Amapá, com 800 pessoas entrevistadas e apresenta margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Mantendo a liderança

No último dia 19 de setembro, o ex-presidente Lula já representava a “preferência” dos amapaenses, saindo de 39% das intenções de voto para 43%, enquanto o presidente da República teve baixa, chegando a 35%. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2022, de forma presencial. Os números são da pesquisa Ipec.

O candidato Ciro Gomes (PDT) apareceu em terceiro lugar com 8% das intenções de voto. A candidata Simone Tebet (MDB), com 7%, e Soraya Thronicke (União) atingiu 2% das intenções de voto. Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1%.

Na mesma pesquisa, em cenário espontâneo (quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta) Lula saiu de 38% para 40%, e Bolsonaro caiu de 37% para 33%. Foram ouvidos 800 votantes em 12 municípios, com margem de erro estimada em 3 pontos percentuais para mais ou para menos, a mesma margem da pesquisa atual.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.