Índice de alunos que não aprenderam o básico de Matemática aumentou no Governo Bolsonaro

Estudante em frente a cálculos matemáticos (Reprodução/Freepik)
Da Revista Cenarium Amazônia

MANAUS (AM) – Nesta terça-feira, 5, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgou os dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), exame realizado em 2022, último ano de governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Menos da metade dos estudantes brasileiros conseguiu atingir o nível mínimo de aprendizado em Matemática e Ciências. Houve queda em todos os resultados, na comparação com o exame anterior, realizado em 2018, deixando o País entre os vinte piores países nas duas disciplinas.

A disciplina de Matemática é onde o País teve o pior desempenho, com 379 pontos; 410 pontos foram registrados em leitura e 403 em ciências. No exame anterior, realizado em 2018, o desempenho foi de 384 pontos em matemática, 413 em leitura e 404 em ciências. O período coincide com o mandato de Jair Messias Bolsonaro na presidência do País.

Cidadania

Dos estudantes brasileiros, 73% registraram baixo desempenho em Matemática. Esse nível é considerado pela OCDE o padrão mínimo para que os jovens possam exercer plenamente sua cidadania. Apenas 1% dos brasileiros atingiu alto desempenho em matemática (nível 5 ou superior).

PUBLICIDADE

Em coletiva de imprensa, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que a matemática é um desafio para a Pasta. Santana também lembrou da pandemia de Covid-19 e os impactos para a educação.

Apenas 1% dos brasileiros atingiu alto desempenho em matemática (Divulgação/Agência Brasil)

Já o secretário-geral da OCDE, Mathias Cormann, elogiou a estabilidade do Brasil, que perdeu 5 pontos em Matemática, enquanto a média de queda dos países foi de 15 pontos.

“Percebemos uma queda sem precedentes por causa dos efeitos da Covid-19, equivalente a quase metade de um ano de aprendizado. O Brasil, porém, foi uma das poucas exceções em que a performance não piorou. Permanece estável desde 2009, sim, mas a estabilidade foi impressionante, especialmente, considerando que as escolas foram fechadas”, destacou Cormann.

O Pisa é um estudo comparativo internacional, realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O programa avalia o conhecimento e as habilidades dos estudantes na faixa etária de 15 anos (idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países) em matemática, leitura e ciências.

No total, 690 mil estudantes de 81 países fizeram os testes. No Brasil, 10.798 alunos de 599 escolas passaram pela avaliação. Na edição de 2022, o foco foi em matemática.

*Com informações da Agência Brasil
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.