‘Vida, pão, vacina e educação’: protestos contra Bolsonaro marcam sábado nas capitais brasileiras

(Reprodução/Marcos Noronha/ Twitter)
Carolina Givoni – Da Revista Cenarium

MANAUS – Protestos contra o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) com a temática “Vida, pão, vacina e educação” tomaram conta das ruas das capitais brasileiras neste sábado, 29. Estudantes, trabalhadores e a população insatisfeita com a gestão federal exigem retomada de direitos básicos suprimidos. A ação nacional é coordenada por movimentos de esquerda, como a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Até o momento já foram registradas as adesões de 14 cidades como Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Belém (PA), João Pessoa (PB), Brasília (DF), Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Teresina (PI), Recife (PE), Palmas (TO), Porto Velho (RO) e São Luís (MA).

As reinvindicações se dividem entre insatisfação com a gestão de Bolsonaro, além de exigir a vacinação e a suspensão do estímulo ao uso de medicamentos sem eficácia científica contra Covid-19 – como a Hidroxicloroquina. Os manifestantes também ressaltam reforço a programas sociais como Auxílio Emergencial e programas de políticas públicas voltadas à ascensão social.

PUBLICIDADE

No Nordeste, foram realizados atos em várias capitais como: Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Teresina e São Luís. Já na região Norte, ocorreram atos em Belém, Palmas e Porto Velho. Não houve registro de tumultos ou pessoas descumprindo o uso de máscara até o momento, em Manaus, o ato público está marcado para ocorrer às 15h.

Na web

Os atos acontecem após Bolsonaro participar de um passeio com motociclistas no Rio de Janeiro, no último domingo, 23. O ato terminou com um discurso ao lado do ex-ministro da Saúde general Eduardo Pazuello e Bolsonaro voltou a atacar governadores e prefeitos que decretaram medidas de restrição contra a Covid-19.

Nas redes sociais, o assunto alcança o trending topics, com várias hashtags e comentários sobre a manifestação. Com as tags #29MForaBolsonaro, #TiraMaoDaFederal, #TsunamidaEducacao os internautas favoráveis ao movimento declaram apoio à causa. Em crítica e como resposta, os apoiadores do presidente levantam tags como #Aglomeração #EuApoioBolsonaro2022.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.