No Pará, pesquisadores discutem riscos e benefícios de chás de plantas medicinais

Plantas medicinais (Divulgação)
Com informações de assessoria

PARÁ – Os riscos e benefícios de chás de plantas medicinais são tema da quarta mesa-redonda do 16º Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil, que ocorre esta semana em Santarém (PA), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Mediada pela professora Silvânia Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a mesa será realizada nesta quinta-feira, 27 de outubro, das 14h às 16h30, no Auditório da Unidade Tapajós (Sala 2 – Lado B), situada na Rua Vera Paz, bairro do Salé. 

O debate contará com a participação da doutora Eloísa Cavassani Pimentel de Magalhães, de Campinas (SP), que abordará o tema “Ciranda das ervas – trocas de saberes – orientando e valorizando a cultura do uso de plantas”; e da pesquisadora Maria Aparecida Medeiros Maciel, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que irá falar sobre “Fitoterapia: Uma prática milenar que aponta para o futuro nanotecnológico”.

A política e o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos também serão debatidos, com a participação do doutor Daniel Cardoso, do Ministério da Saúde. 

PUBLICIDADE

Plantas Aromáticas

Também na tarde da quinta-feira, 27 de outubro, ocorrerá a terceira mesa-redonda do Simpósio, com enfoque em plantas aromáticas. Mediada pelo professor Ricardo Bezerra de Oliveira, da Ufopa, o debate contará com especialistas da área que abordarão os seguintes assuntos: “Banco de dados de plantas aromáticas da Amazônia”; “Caminhos e desafios para regulação de óleos essenciais”; e “Como cultivar e extrair os óleos essenciais preservando a qualidade?”.

Evento bienal organizado pela Sociedade Brasileira de Plantas Medicinais (SBPM) em parceria com instituições de pesquisa do Brasil, como a Fundação Oswaldo Cruz, o XXVI Simpósio de Plantas Medicinais do Brasil ocorrerá até sexta-feira, 28 de outubro, de forma presencial, na Unidade Tapajós da Ufopa, com o objetivo de promover a discussão em todos os campos da pesquisa e inovação na área de plantas medicinais, produtos naturais e medicamentos fitoterápicos através de conferências, mesas-redondas, oficinas e apresentação de trabalhos. 

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.