Número de mortes por Covid-19 no Amazonas sobe para 124

Nícolas Marreco – da Cenarium

O Amazonas registrou nesta quinta-feira, 16, novas 18 mortes em decorrência da pandemia do novo coronavírus, somando 124 óbitos. O número de infectados no estado subiu de 1.554 para 1.719 de ontem para hoje, resultando em 165 novos casos que testaram positivo para a doença. Os números são do boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

A cidade que mais concentra infectados é a capital Manaus, com 1.459 casos, perfazendo quase 85% do total da contaminação. No interior, três novos municípios confirmaram cidadãos infectados, somando 21 das 65 capitais interioranas com casos de Covid-19. Manacapuru é a mais atingida, com 146 casos e seis óbitos. A letalidade do novo vírus no Amazonas aumentou para 7, 21%.

Ao todo, 260 pessoas que estão no interior estão com o novo vírus. Do total de infectados, 1.220 apresentam sintomas brandos e estão em isolamento domiciliar, perfazendo 71% do grupo geral. Já fora do período de transmissão da doença, chamados de recuperados, são 221.

Pacientes graves

Dos internados em hospitais da capital, 154 pacientes estão com Covid-19 e 534 estão com síndrome respiratória aguda grave, podendo ser causada tanto pelo coronavírus quanto por outros vírus que circulam normalmente no atual período de chuvas, como Influeza A e B, adenovírus, metapneumovírus, entre outros.

De ontem para hoje, também aumentou o número de internados confirmados em UTIs: de 70 para 84. Os internados em leitos clínicos permaneceu o mesmo, 70. Já dos internados suspeitos, 410 estão em leitos clínicos e 124 em UTIs, considerados com quadro grave ou gravíssimo.

Dos 160 óbitos notificados, 124 foram confirmados para Covid-19 e 19 descartados. 31 seguem em investigação. Um óbito noticiado ontem no município de Lábrea não testou positivo para a doença, conforme revisão feita pela FVS. Dos dados do interior: Iranduba tem 18 casos e três óbitos, Parintins, 11 casos e três óbitos, Careiro Castanho, cinco casos e um óbito, Carauari, três casos e um óbito, Novo Airão e Tefé, ambos dois casos e um óbito.

Manicoré, um caso e um óbito. Até esta quinta, 350 exames estavam aguardando diagnósticos dos testes rápidos feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/AM). Os números de infectados devem aumentar consideravelmente amanhã, conforme a presidente da FVS, Rosemary Pinto, devido ao centro de triagem montado para os profissionais de saúde.

“Os dados que apresentamos são preliminares e sujeitos à revisão, com delay de 24h pelo menos entre a notificação e o que mostramos no boletim. Até ontem, 122 pacientes que são profissionais de saúde estavam acometidos de Covid-19. Estamos consolidando os dados de infectados desse grupo, e devemos tê-los atualizados amanhã (sexta) demonstrando grande impacto do vírus sobre os profissionais”, afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO