ONU usa dinossauro para chamar atenção do mundo sobre mudanças climáticas

Frankie Dino é o personagem do vídeo, uma das peças da nova campanha do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) (Reprodução/Youtube)
Arnoldo Santos – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um tiranossauro rex, espécie extinta há milhões de anos, discursou no plenário das Organização das Nações Unidas (ONU), Nova York (EUA), levando aos líderes do mundo uma mensagem clara: “não escolham a extinção”. Frankie Dino é o personagem do vídeo, uma das peças da nova campanha do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), lançada às vésperas da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 26), que acontece de 1º a 12 de novembro, em Glasgow, Escócia.

No vídeo, o animal, que pesaria em torno de oito toneladas e chegaria a uma altura de quatro metros, segundo estimativas da ciência, entra no plenário, pega o microfone e discursa por cerca de um minuto e meio, enviando uma mensagem geral para os humanos, porém, com um destinatário específico: os governantes.

“Vocês estão indo rumo a um desastre climático e, ainda assim, todos os anos, governos gastam centenas de bilhões e recursos públicos para subsidiar combustíveis fósseis”, brada Frankie para uma plateia atônita.

PUBLICIDADE

Em resumo, o vídeo chama atenção de que nós podemos ser a nova espécie a experimentar um evento de extinção total, depois dos dinossauros. E o que a campanha quer mostrar, é que, dessa vez, nós mesmos estamos concorrendo para isso.

“Imagina se nós tivéssemos gasto, durante anos, centenas de bilhões de recursos subsidiando meteoros gigantes”, continua o dinossauro cujo vídeo teve, a noite desse domingo, 31, 3,3 mil curtidas e 136 ‘descurtidas’.

Se a mensagem do até simpático Frankie vai ser ouvida pelos líderes participantes da COP 26, junto de inúmeras outras manifestações que pedem a redução de gases que causam o efeito estufa, uma das principais bandeiras do evento, não há como prever. Bastaria que eles entendessem a frase resumo da mensagem: “a extinção é uma coisa ruim”.

Assista ao vídeo na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.