Operação deixa ao menos oito mortos e tem apreensão de armas em vila no Rio de Janeiro

A movimentação na Vila Cruzeiro (TV Globo / Reprodução)

Com informações do InfoGlobo

RIO — Oito pessoas morreram durante uma operação da Polícia Militar, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, na Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira. A PM não informou se as vítimas são suspeitos de envolvimento com crimes. Já houve apreensão de seis fuzis, duas granadas e três pistolas. Pelas redes sociais, moradores relatam uma manhã de pânico. Por causa da operação, aulas foram suspensas em 14 escolas da região, e o funcionamento de postos de saúde foi interrompido.

De acordo com a PM, ação foi desencadeada “com o objetivo de conter a ação de criminosos na região, que estariam planejando ataques às forças de segurança que ocupam a comunidade”. A PRF informou que os agentes visam a cumprir mandados de prisão contra traficantes que fazem parte de uma quadrilha de roubo de cargas. O principal alvo é o traficante Chico Bento do Jacarezinho, chefe do grupo criminoso que atua na região.

PUBLICIDADE

O tiroteio na comunidade começou por volta das 5h, quando as forças de segurança se depararam com um comboio de criminosos, de acordo com a versão oficial.

“É uma operação integrada entre a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal em cima de um trabalho de inteligência que foi feito durante alguns dias, alguns meses. A informação que nós tínhamos era que integrantes de uma grande facção estavam escondidos”, afirmou o secretário da Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho, em entrevista ao “Bom Dia Rio”. “Encontramos uma grande resistência para avançar e cumprir nossos objetivos, e provavelmente esses elementos (os mortos) estavam nessa resistência”, acrescentou.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, na semana passada, que o governo do Estado adote medidas para para reduzir a letalidade de ações policiais em comunidades fluminenses. As autoridades estaduais têm prazo de três meses para apresentar um plano.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.