Oscar 2023: vencedores vão receber estatueta Yanomami como alerta contra extração ilegal de ouro

Estatueta da divindade Omama, dos Yanomami. (Divulgação)
Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

BOA VISTA – Os vencedores do Oscar, maior premiação do cinema mundial, vão receber estatuetas da divindade Omama, dos Yanomami, como uma forma de conscientizar contra a exploração ilegal de ouro em terras indígenas. O anúncio foi feito pela Urihi Associação Yanomami, nessa sexta-feira, 10, em um vídeo intitulado “O custo do ouro”. A ação foi criada pela agência DM9, e conta com a participação de Junior Hekurari Yanomami, líder da organização.

A premiação acontece neste domingo, 12. A ação faz referência à crise humanitária enfrentada pelos povos indígenas Yanomami, que sofrem com a invasão de garimpeiros que exploram a extração de ouro. no território.

A tradicional estatueta da premiação é feita de bronze maciço e coberta de ouro 24 quilates. O objeto da divindade Omama não vai substituir a estatueta, mas servirá como símbolo de reflexão à crise indígena. Para os Yanomami, Omama é o criador e guerreiro da Amazônia, e simboliza proteção. No vídeo, Junior Yanomami pede que os artistas indicados usem a visibilidade e projeção da premiação para auxiliar no combate à degradação ambiental.

PUBLICIDADE

Veja o vídeo:

(Reprodução)

“Parabéns pela sua nomeação. Um dos maiores símbolos de sucesso pode estar, em breve, nas suas mãos, o Oscar. Porém, seu símbolo de sucesso tem um preço muito maior para nosso povo. Por isso, aqui ofereço uma estatueta diferente, a do nosso herói. Omama é o criador e guerreiro da Amazônia e do povo Yanomami”, afirmou Junior Yanomami.

“O lugar que você ocupa agora é de poder. Poder de começar uma mudança e repensar o valor alto que damos a este metal. Repensar o custo dele para milhões de vidas, nossas vidas e sua representação do sucesso. O seu talento é o que fez você brilhar”, disse Hekurari, ainda, no vídeo. “Omama está com você enquanto você ajuda na luta contra o ouro ilegal, a morte da nossa terra e do nosso povo”.

Para os Yanomami, Omama é o criador e guerreiro da Amazônia. (Reprodução)

No vídeo, são citados os artistas Angela Bassett, Jamie Lee Curtis, Kerry Condon, Stephanie Hsu, Hong Chau, Brendan Gleeson, Judd Hirsch, Brian Tyree Henry, Barry Keoghan, Ke Huy Quan, Brendan Fraser, Colin Farrell, Austin Butler, Bill Nighy, Paul Mescal, Andrea Riseborough, Cate Blanchett, Michelle Willias, Ana de Armas e Michelle Yeoh.

Combate ao garimpo

A Polícia Federal (PF) já deflagrou duas operações com foco na organização criminosa que coordenaria um esquema de lavagem de dinheiro fruto do comércio de ouro ilícito. A irmã e o sobrinho do governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), estavam entre os alvos.

Uma reportagem do Jornal Folha de São Paulo mostrou que o ouro extraído de lavras clandestinas é legalizado no sistema financeiro por um grupo pequeno de instituições, segundo apontam levantamentos e investigações sobre o comércio ilegal do metal precioso no Brasil.

As suspeitas recaem sobre cinco Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVMs), um tipo de instituição financeira que pode se especializar em compra e venda de ouro financeiro e opera com autorização do Banco Central (BC). 

Oscar 2023

A 95° edição do Oscar acontece neste domingo, 12, às 21h (horário de Brasília) no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia, nos Estados Unidos. Este ano, a premiação não será exibida na TV aberta. A transmissão ao vivo será realizada pela TNT e HBO Max, a partir das 20h.

Sensação da temporada de premiações, “Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo”, de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, foi o recordista em indicações. O longa concorre em 11 categorias, seguido por “Nada de novo no front” e “Os Banshees de Inisherin”, com nove indicações ao todo, incluindo a de Melhor Filme.

O maior número de indicações não vem fazendo muita diferença na história recente do Oscar. Nos últimos dez anos, em apenas duas oportunidades (com “A forma da água”, em 2017, e “Birdman”, em 2014) o longa com maior número de nomeações conquistou o Oscar de Melhor Filme. Em 2022, “Ataque dos cães” recebeu 12 indicações e só levou uma estatueta para casa.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.