Papa Francisco usa indumentária feita por artista da Amazônia brasileira

Papa Francisco na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos na Basílica de São Pedro (Reprodução/Vatican Media)
Da Revista Cenarium Amazônia*

MANAUS (AM) – Na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos, um toque brasileiro e uma homenagem à Amazônia, por meio das vestes litúrgicas usadas pelo Papa Francisco. Os trajes exibiram uma gama de tons de verde que simbolizavam as diversas espécies de árvores da floresta Amazônica.

Veste litúrgica usada pelo Papa Francisco na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos (Reprodução/Vatican Media)

Essa escolha cromática pretendeu transmitir a riqueza e diversidade dessa região tão importante para o planeta, assim como a consciência de uma ecologia integrada, como nos convida o Papa Francisco em suas encíclicas Laudato Si e Laudate Deum.

Paramentos enviados ao Papa Francisco (Reprodução/Vatican Media)

Os tons mais claros de verde nas vestes do Papa foram associados às folhas mais jovens das árvores, enquanto os tons mais escuros lembraram as folhas mais antigas. Esse detalhe simbólico buscou criar uma harmonia visual nos paramentos, celebrando a variedade presente na Amazônia.

PUBLICIDADE

O responsável por esse projeto foi o artista brasileiro Juan Gabriel Albuquerque Ramos, natural de Manaus. Sua inspiração e criatividade na concepção das vestes refletiram a essência do Sínodo dos Bispos que, ao longo de seu caminho sinodal, trouxe à tona diferentes perspectivas e expressões da mesma fé, promovendo o diálogo e a sinergia entre os membros da igreja.

Leia mais: Papa Francisco nomeia padre Zenildo Lima arcebispo auxiliar de Manaus
(*) Com informações do Vatican News
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.