Pelo segundo ano, CENARIUM adota ‘ícone’ em alusão ao mês do Orgulho LGBTQIA+ nas redes sociais
07 de junho de 2022
Há quase dois anos, a CENARIUM realiza um trabalho pioneiro, no Amazonas, ao abordar temas, geralmente, considerados tabus (Thiago Alencar/CENARIUM)
Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium
MANAUS – Em alusão ao mês do orgulho LGBTQIA+, a REVISTACENARIUM vai usar durante o mês de junho, o ‘ícone’ com as cores que representam e celebram a comunidade. A iniciativa integra as diretrizes de acolhimento, respeito e inclusão da empresa, que apoia a diversidade tanto de gênero, quanto religiosa, étnica, cultural e demais vertentes.
No mês em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho Gay (28 de junho), a CENARIUM, por meio da editoria Diversidade, traz uma série de matérias e conteúdos especiais possibilitando o debate e a reflexão sobre pautas que abordam as ânsias, lutas e conquistas desta parcela da população.
Há quase dois anos, inclusive, a editoria realiza um trabalho pioneiro, no Amazonas, ao abordar temas, geralmente, considerados tabus. Com abordagens sociopolíticas, socioeconômicas e comportamentais, a missão de romper barreiras e desmistificar preconceitos tem sido possível por conta da mescla da seriedade e da leveza de um trabalho que estabelece uma conexão direta com o público.
Para a diretora-geral da REVISTA CENARIUM, Paula Litaiff, além de demonstrar apoio à comunidade LGTBQIA+, a ação é uma ferramenta que desfaz paradigmas, quebra preconceitos, promove equidade e amplia narrativas plurais e de acolhimento.
“Não é apenas o ato de aderir um ‘ícone’, é incentivar outras empresas a promover o respeito para com a pauta. É utilizar o jornalismo como compromisso social, fomentando matérias atentas às necessidades, lutas, conquistas e celebrações da comunidade. Nossa política é de defesa da diversidade, inclusão e acessibilidade”, comenta a diretora-geral da CENARIUM.
Dia 28 de junho é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (Reprodução/Istock)
Para além da data
Para a designer Letícia Pereira, 24, a atitude, embora seja simples, tem alto impacto político e influência positiva no mercado. Lésbica, e sempre atenta aos assuntos e iniciativa que envolvam a causa, ela ressalta que costuma observar quando, de fato, as organizações abraçam, de forma real, a temática.
Empresas como O Boticário, Melissa, Uber, Facebook, GNT, Renner, Natura, Itaú, são alguns nomes do mercado que costumam aderir as cores da bandeira LGBTQIA+ no mês de junho.
“Nos últimos anos, tenho percebido que o mercado vê, nesse período, uma oportunidade de ganhar visibilidade, mas sabemos que quando as empresas se mostram verdadeiramente aliadas da população LGBTQIAP+, a postura delas vai para além do mês do orgulho. Pesquisem, se informem se aquele lugar é mesmo parceiro. Acredito que, pequenas atitudes como estas, são superválidas, desde que imprimam, verdadeiramente, a política interna da instituição, que tenhamos mais parceiras para celebrarmos o orgulho de nossa existência”, pontua a designer.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
Dia 28 de junho é a data escolhida para comemorar o Orgulho LGBTQIA+. A celebração tem como origem o ano de 1969, em Stonewall, nos Estados Unidos, quando houve uma rebelião onde lésbicas, gays e drags confrontaram policiais em busca de respeito e advertência contra a homofobia e a transfobia.
Na década de 70, o movimento LGBTQIA+ tomou espaço e ganhou força, no Brasil, e luta para conquistar uma sociedade livre e sem preconceito, relacionada à orientação sexual e identidade de gênero, porém, perdeu força na década de 80, quando houve o boom do vírus HIV, fazendo muitas vítimas, colocando os homossexuais como grupo de riscos e os mais vulneráveis até então.
Com o passar dos anos, conceitos foram mudando, mas a luta por respeito, espaço e o desejo de viver de forma mais segura, principalmente, em um País comaltos índices de mortes violentas de pessoas LGBQTIA+, como o Brasil, continua.
Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
O cookie estritamente necessário deve estar ativado o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies.
Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.